Voltar 06 de Fevereiro de 2023

Sintero discute sobre a pauta de valorização de 2023 com o Executivo Municipal de Ariquemes

Os diretores da Executiva, da Regional Estanho e representantes de todos segmentos da Educação se reuniram nesta segunda-feira (06/02) com a prefeita do Município de Ariquemes, Carla Redano e equipe técnica para cobrar a conclusão do pagamento da diferença do Piso do Magistério de 2022 e para iniciar as negociações do Piso de 2023, no percentual de 14,95%.

Na oportunidade, o Sintero enfatizou que o Piso do Magistério é um direito garantido através da Lei Federal nº 11.738/2008 e possui efeitos retroativos a partir do mês de janeiro. Portanto, reivindicou que a atualização ocorra o quanto antes para evitar transtornos à categoria. Enfatizou a reposição salarial para técnicos e técnicas educacionais, visto que esses profissionais possuem salários defasados e necessitam de maior reconhecimento. Solicitou ainda, a correção do valor do Auxílio Alimentação para R$ 600,00 (seiscentos reais), bem como estendendo o pagamento aos professores/as.

Após ouvir as reivindicações do Sintero, o Executivo Municipal se comprometeu em apresentar uma proposta ao sindicato em uma nova audiência marcada para o dia 22 de março, e esta será apreciada pela categoria em Assembleia.

“Esperamos que por meio do diálogo possamos garantir avanços para a nossa categoria. No momento, nossa pauta de urgência é a atualização do Piso do Magistério, em função das determinações da legislação vigente”, disse a presidenta do Sintero, Lionilda Simão.