Voltar 12 de Abril de 2023

Trabalhadores em Educação de Ariquemes aprovam proposta de pagamento do Piso do Magistério apresentada pelo Executivo Municipal


A Comissão dos Trabalhadores em Educação esteve reunida no dia 04 de abril com o Executivo Municipal de Ariquemes, para negociar a incorporação do Auxílio Educação no percentual de 18,24% e para discutir sobre o pagamento do Piso do Magistério de 2023, reajustado em 14,95%.

Na reunião, o Executivo Municipal apresentou uma proposta de incorporação do Auxílio Educação e pagamento de parte do Piso do Magistério de 2023, sendo a proposta de 05 parcelas de 5%, iniciando no mês de abril e finalizando em agosto de 2023. Destaca-se que somando o percentual do Auxílio Educação (18,24%) mais o percentual do Piso do Magistério de 2023 (14,95%), chega-se ao percentual de 33,19%. Ou seja, pela proposta apresentada serão quitados inicialmente 25% em relação ao total.

Apesar disso, o Executivo Municipal sugere que os 8,19% restantes sejam discutidos a partir do mês de setembro de 2023. Mas, de antemão, garantiu que o percentual será quitado até dezembro de 2023. Também foi assegurado na negociação o pagamento referente ao retroativo do Piso do Magistério de 2022 aos aposentados/as, que atualmente está pendente e o retroativo ao mês de janeiro do Piso do Magistério de 2023 tanto aos servidores/as aposentados/as, quanto aos ativos.

Em assembleia, os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação decidiram aprovar a proposta apresentada pelo Executivo Municipal. Entretanto, deliberaram de forma antecipada a continuação das mobilizações em favor do pagamento do restante, assim como lutar em favor dos Técnicos e Técnicas Educacionais. Na oportunidade, criou-se uma Comissão com participação de representantes do Sintero e da Prefeitura de Ariquemes com intuito de que se chegue a uma proposta viável para os Técnicos e Técnicas Educacionais.

“A Regional Estanho está negociando da melhor maneira possível para garantir avanços para a categoria. Sabemos que essa proposta não quita por completo os débitos pendentes, mas ameniza os prejuízos salariais que atingem os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Ariquemes”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE