AMEAÇA: Trabalhadores em educação deliberam paralisação e Prefeito de Presidente Médici tenta intimidar a categoria

Demonstrando total desrespeito ao movimento paredista e à luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, o Prefeito de Presidente Médici, Edilson Ferreira de Alencar, tenta intimidar a categoria municipal com a realização de auditoria na folha de ponto dos profissionais que participaram de atividades convocadas pelo Sintero – Regional Guaporé nos últimos 5 anos.

A ameaça foi feita após os servidores da Educação se reunirem em assembleia no dia 07/04 e deliberarem por paralisação no dia 13/04. A ação da categoria foi motivada pelo fato do Executivo Municipal não apresentar respostas às reivindicações feitas principalmente, no que se refere à valorização profissional, em especial aos técnicos educacionais. De acordo com a pauta protocolada ainda em 2021, a categoria requer reajuste salarial aos técnicos e técnicas educacionais que estão com vencimento abaixo do valor do salário mínimo, assim como a atualização imediata do Piso do Magistério de 2022, reajustado no percentual de 33,24%.

O Piso do Magistério é um direito garantido através da Lei Federal nº 11.738/2008 e deve ser atualizado com pagamento do retroativo ao mês de janeiro. No caso dos técnicos e técnicas educacionais é necessário que o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da categoria passe por reformulação, para corrigir estas e outras distorções na legislação vigente. Ocorre que, ainda no ano passado, a Prefeitura de Presidente Médici contratou uma empresa terceirizada para realizar uma Reforma Administrativa no município. A partir desse processo, o prefeito garantiu que poderá atender os itens reivindicados pela Regional Guaporé, visto que a atualização salarial da categoria tem alto impacto financeiro aos cofres públicos.

Os diretores da Regional Guaporé argumentaram que estão cientes da medida. Entretanto, pontuaram que foram encaminhados diversos ofícios, onde questionaram o andamento do processo e previsão para pagamento. Porém, não foram respondidos. A atitude do Executivo Municipal é considerada absurda pelos trabalhadores e trabalhadoras em educação, que esperam um posicionamento oficial enquanto recebem vencimentos que não são suficientes para viver com dignidade.

Apesar disso, o prefeito Edilson Ferreira de Alencar reforçou em audiência com a Regional Guaporé, no dia 13/04, que mantém as determinações divulgadas através de áudio em que ele faz ameaça à categoria e afirma que solicitará ao controle interno para que realize auditoria na folha de ponto dos trabalhadores/as em educação, dos últimos 5 anos e analise os prejuízos causados para tomar as medidas cabíveis. De acordo com ele, a deliberação feita em assembleia é desnecessária, uma vez que, a Reforma Administrativa está em trâmite.

Para a Regional Guaporé, a ação é uma estratégia para intimidar a categoria a lutar pelos seus direitos e por melhorias salariais. Além disso, o movimento paredista está assegurado na Constituição Federal, portanto, é legítimo. Ameaças como estas vão em contramão à democracia e ao projeto de governo que demonstre respeito e consideração à Educação pública. Logo, o Sintero manifesta repúdio ao Executivo Municipal de Presidente Médici e convoca a categoria para que permaneça firme na luta até que todos os objetivos sejam alcançados.

“Não vamos ceder a chantagens feitas através de mídias sociais. Queremos que o Prefeito de Presidente Médici dialogue com o representante legal da categoria e se pronuncie oficialmente quando tomar decisões inerentes aos profissionais em Educação”, disse Lionilda Simão, presidenta o Sintero.

• walter pereira dos santos
    18 de Abril de 2022

Queremos dignidade e nossa valorização.