Voltar 12 de Setembro de 2022

NOTA DE INDIGNAÇÃO – Prefeito de Presidente Médici processa representação do Sintero – Regional Guaporé

O Sintero vem a público manifestar repúdio ao prefeito do município de Presidente Médici, Edilson Ferreira de Alencar, que impetrou queixa-crime contra honra ao diretor sindical da Regional Guaporé, Mauro Lacerda, tentou utilizar a Procuradoria Geral do Município para agir em favor dos seus interesses particulares e tem estimulado o enfraquecimento do sindicato ao incentivar a desfiliação em massa.

Através de live nas redes sociais, o prefeito fez declarações absurdas contra os dirigentes sindicais do Sintero dizendo que “não merecem respeito de ninguém” e que os servidores e servidoras que acreditam e colaboram com a luta estão “ jogando dinheiro fora”.

Essa não é a primeira tentativa de intimidação de Edilson Ferreira contra a categoria, visto que no mês de abril do corrente ano ele solicitou realização de auditoria na folha de ponto dos profissionais que participaram de atividades convocadas pelo Sintero nos últimos 5 anos. Novamente, o prefeito demonstrou total descaso diante das reivindicações feitas pela categoria, em especial o item que trata da implantação do Piso do Magistério de 2022, que possui regulamentação através a Lei Federal nº 11.738/2008, mas que até o momento não foi atualizado.

Ao tentar utilizar seus privilégios políticos, Edilson Ferreira teve ato rejeitado pela Poder Judiciário, que destacou nos autos 7000621-02.2022.8.22.0006, que a propositura feita leva em consideração a honra privada. “A queixa crime de trata de apuração de crime contra honra, não havendo interesse público que demande a intervenção da Procuradoria do Município, a qual tem por finalidade a representação judicial da pessoa jurídica de direito público, o ente municipal”.

O Sintero manifesta sua indignação e repúdio diante das ações praticadas pelo prefeito Edilson Ferreira, que opta por buscar punições tanto aos trabalhadores/as em educação quanto aos dirigentes sindicais sempre que suas ações são questionadas. O Sintero é uma instituição que luta pelos direitos e interesses da categoria há 33 anos e defende como principais pilares, a democracia e justiça. Sendo assim, não será intimidado por denúncias infundadas e práticas de perseguição por aqueles que não aceitam a legitimidade da representação sindical.

Manifesta-se ainda apoio ao sindicalista Mauro Lacerda, que tem feito uma brilhante atuação à frente da Regional Guaporé, lutando por respeito e valorização da categoria. O Sintero exige que os órgãos competentes façam intervenção na questão para que os direitos da livre manifestação e liberdade sindical, previstos na Constituição Federal, sejam respeitados.