Oficina de financiamento da educação pública em RO é concluída após 12h de curso

Cálculo de receitas, despesas e monutenção fizeram parte do curso ministrado pelo Presidente da (CUT-MT) Henrique Lopes do Nascimento em Porto Velho.

Foto: Jheniffer Núbia/SINTERO

Evento foi organizado pelo SINTERO, por meio das secretarias de Política Sindical, Assuntos Educacionais, Formação, Organização e Finanças, e tem como foco a instrumentalização e capacitação das lideranças sindicais. Oficina aconteceu nos dias 10 e 11 de junho no auditório da sede administrativa do sindicado em Porto Velho.

A oficina foi conduzida pelo Presidente da Central Única dos Trabalhadores do Mato Grosso (CUT/MT) e também Secretário das Redes Municipais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT), Henrique Lopes do Nascimento.

Em conversa com a Secretaria de Imprensa e Divulgação do SINTERO, Henrique destacou a importância desse curso na formação de dirigentes sindicais.

"Nosso objetivo é analisar as receitas que os três entes federados arrecadam pra educação e dar segurança ao dirigente sindical, pra que ele tenha tranquilidade e poder de arguição numa mesa de negociação, sem ser enrolado por informações distorcidas, o que às vezes acontece com gestores mal intencionados usando artifícios pra prejudicar os direitos dos trabalhadores."

Henrique continua, "essa oficina é uma experiência acumulada ao longo de décadas de trabalho. A gente usa ferramentas que, por força de lei, são obrigatórias pra fiscalização e análise das receitas da educação, tentando potencializar essas receitas e análises de folha pra avançar na questão do piso salarial."

As 12h de oficina foram estrategicamente realizadas para que os/as dirigentes possam, ao final do curso, fazer uma análise entre receitas, despesa e manutençao de recursos que são destinados à esducação.

"Tivemos alguns avanços significativos na legislação. O FUNDEB se tornou permanente e os mecanismos de transparência estão muito mais palpáveis, permitindo o rastreamento das informações. É isso que a gente veio fazer aqui no estado de Rondônia. A turma é muito boa, cada um apresendeu a fazer a análise do seu município, outros do estado".

A oficina teve como público-alvo o sistema diretivo SINTERO e conselheiros representantes do sindicato no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de alguns municípios.

A presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, destaca sobre a necessidade de investir em conhecimento por meio de curso de formação.

" Paulo Freire nos ensina a desvelar a realidade. O que foi trazido neste curso, vai além de conhecimento. São informações que trazem consigo a segurança para que o dirigente possa ir à mesa negociação e garantir que o debate seja baseado em dados reais. Com certeza, com um olhar mais aguçado para evitar distorções".

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID