Voltar 16 de Julho de 2019

Sintero realiza assembleias na Regional Guaporé para tratar sobre a pauta de reivindicação dos trabalhadores em educação


O Sintero realizou várias assembleias e visitas em escolas nos municípios que fazem parte da Regional Guaporé, cuja sede administrativa fica localizada em Presidente Médici, nos dias 08, 09, 10 e 11 de julho. Os principais itens discutidos foram o Piso Salarial Nacional do Magistério, Licença Prêmio em pecúnia, Gestão Democrática, Reformulação da Lei 680/12, os impactos da Reforma do Ensino Médio, entre outros.

As assembleias foram realizadas em Presidente Médici, Serigueiras, São Domingos, Costa Marques, São Francisco e São Miguel.

Os trabalhadores em educação demonstraram grande preocupação, principalmente, em relação ao Piso Salarial Nacional do Magistério, conquistado através da greve de 45 dias em 2018, que até o mês de julho ainda não foi pago. Durante a última audiência com o secretário Estadual de Educação, Suamy de Abreu, o Sintero deu um prazo de 15 dias para que a Seduc apresente uma resposta a categoria. Além disso, o sindicato fez intensa cobrança, para que os técnicos educacionais também sejam valorizados financeiramente. Mediante essa cobrança, o secretário autorizou que a equipe da Seduc faça os cálculos financeiros para atualização salarial dos técnicos educacionais no mesmo percentual do Piso dos Professores de 2019, que é de 4,17%.

Outra questão ressaltada pelos diretores do Sintero foi a Reforma do Ensino Médio, que entrará em vigor em 2021, mesmo sendo uma reforma excludente que só atingirá os alunos das escolas públicas.

Na oportunidade, os trabalhadores também puderam tirar dúvidas sobre essas e outras questões.

Participaram das assembleias a Secretária de Assuntos Educacionais, Francisca Diniz de Melo Martins e o Secretário de Cultura, Políticas Sociais e Saúde do Trabalhador, Hiata Andreson Souza Silva. Além dos diretores da Regional Guaporé, Márcia Cristina dos Santos e Jacilda do Nascimento Santos.


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE