Voltar 12 de Setembro de 2023

Trabalhadores em educação de Seringueiras paralisam suas atividades e reivindicam atualização de suas tabelas de vencimento


Nos dias 11 e 12 de setembro, os trabalhadores e trabalhadoras em educação do município de Seringueiras paralisaram suas atividades em defesa da atualização de suas tabelas de vencimento. As mobilizações foram definidas nos dias 30 e 31 de agosto, em assembleia realizada nas dependências do Plenário da Câmara Municipal.

O representante municipal do Sintero - Regional Guaporé, Silvio Sérgio Galvão, explica que a paralisação foi motivada pelo fato dos técnicos e técnicas educacionais estarem recebendo complementação do salário-mínimo desde 2019, o que tem ocasionado prejuízos salariais principalmente no valor das vantagens pessoais. No caso dos professores e professoras, a luta é para que a atualização do Piso do Magistério de 2023, no percentual de 14,95%, seja devidamente respeitada, conforme determina a Lei Federal nº 11.738/2008, o que também não vem acontecendo.

A Direção da Regional Guaporé informa que está acompanhando a luta da categoria municipal e que a mobilização realizada nos dias 11 e 12 de setembro teve adesão de 95% dos técnicos/as educacionais e 100% dos/as professores/as. Resultando assim, na paralisação total de todas as escolas municipais de Seringueiras.

A principal proposta apresentada pela categoria é para que a correção da tabela salarial dos/as técnicos/as seja incluída na Lei Orçamentária Anual de 2024 e leve em consideração o valor do salário-mínimo como vencimento inicial da tabela, sendo acrescido as vantagens pessoais e tempo de serviço. Quanto ao Piso do Magistério, a categoria reivindica o cumprimento da legislação vigente.

A proposta dos/as técnicos/as educacionais será sugerida ao prefeito de Seringueiras através de uma Minuta de Projeto de Lei, a ser apresentado pelos vereadores do município, visto que os parlamentares reconhecem que o Plano de Carreira da categoria necessita de ajustes que possam beneficiar os profissionais em Educação.



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