Diretoria Executiva participa de assembleia na Regional Mamoré

Assembleia teve o foco de reanalisar proposta que estava sendo discutida em relação ao plano de carreira dos municipais.

Foto: Jheniffer Núbia/SINTERO

A Diretoria Executiva do SINTERO atendeu ao pedido da Regional Mamoré para participar de uma assembleia, na sexta-feira (24), em Guajará Mirim. O objetivo da assembleia com profissionais da educação do município, foi de reanalisar a proposta que estava sendo discutida em relação ao plano de carreira.

Na semana passada o sintero.org.br  recebeu, pela Regional Mamoré o resultado de uma assembleia, onde uma proposta havia sido aceita. Porém, ao ser analisada pela Diretoria Executiva, notou - se que a proposta que vinha pela a Prefeitura, por meio da Comissão da Educação, na verdade, retirava direitos dos/da profissional da educação.

VALORIZAÇÃO!

A pauta da assembleia foi sobre a valorização profissional.
A assessoria do SINTERO pontuou sobre a legislação e a necessidade de seu cumprimento ao que tange a implantação do Piso nacional do magistério, R$ 4.580,57.
Outro ponto defendido, foi o de valorização para os/as técnicos/as.

ASSEMBLEIA EM 24 DE MAIO

A abertura da assembleia foi feita pelo diretor da Regional Mamoré, Claudio Rodrigues Santiago, em seguida a Presidenta Dioneida Castoldi, fez uma fala e destacou que o trabalho do sindicato é, “acima de tudo, garantir os direitos dos/das trabalhadores/as e lutar para que eles sejam conquistados, não sejam retirados”.

Pelo SINTERO, também estavam as Diretoras das Secretarias de de Assuntos Municipais e de Formação Sindical.

Representantes da comissão de educação da Prefeitura, juntamente com a secretária municipal, Ana Nete Azevedo Dantas, apresentaram a proposta que havia sido avaliada pela categoria anteriormente.

Após a apresentação da proposta feita pela Comissão, a Presidenta Dioneida Castoldi, abriu a fala para a participação dos/das filiados/as. O ambiente democrático foi proporcionado no auditório da Regional Mamoré para que cerca de 80 profissionais, que estiveram presentes, pudessem tirar suas dúvidas.

CONTRAPROPOSTA

A categoria, por meio de sistema de voto, decidiu por não aceitar a proposta apresentada pela prefeitura. Neste momento, houve uma abstenção.

O SINTERO, junto com a categoria, construiu uma contraproposta para ser apresentada à Prefeitura onde há o implante o piso nacional dos/das professores/as na carreira para aplicação a partir de junho para todos/todas docentes.

Na proposta também foi encaminhado que a Prefeitura envie à Câmara Municipal o documento que altere a tabela dos/das técnicos/as sendo, vencimento inicial da carreira no cargo do Ensino Fundamental e que seja igual a R$1.412 seguindo a progressão conforme legislação atua e assim, mantendo percentuais de diferença em relação aos técnicos/as de nível médio e nível superior.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID