Voltar 09 de Fevereiro de 2018

GUAJARÁ-MIRIM-Profissionais da educação exigem cumprimento da lei do piso e reformulação do Plano de Carreira

Os trabalhadores em educação municipais de Guajará-Mirim estão em luta pelo cumprimento da lei do piso salarial profissional nacional do Magistério, pela reformulação da lei do Plano de Carreira da categoria e contra a retirada de direitos pela prefeitura.

No dia 30 de janeiro a dretoria do Sintero, composta pela diretora da Regional Mamoré,Marileth Soares Deniz, acompanhada dos diretores da Executiva do Sintero Judith dos Santos Campos (Assuntos Jurídicos), Nereu Klosinski (Aposentados), Germano José Gonçalves de Souza (Assuntos Municipais), e do integrante do Conselho Fiscal, Marinelson Soares de Oliveira, teve reuniões com o prefeito Cícero Noronha, com a secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Crespo Ribeiro, e com o Diretor do IPREGUAM, Sidney Silva.

Durante a reunião Os integrantes da prefeitura disseram que o município não tem condições de atender às reivindicações, e que só poderia implantar o piso salarial nacional mediante a redução do percentual da maior parte das gratificações e até da exclusão de outras vantagens.

Ou seja, para cumprir uma lei federal a prefeitura propõe a retirada de direitos conquistados com muita luta, o que não é aceito pela categoria.

A secretária Municipal de Educação apresentou planilhas para demonstrar a situação financeira da Semed, alegando que a previsão de orçamento para o Fundeb não foi cumprida pelo governo federal, o que resultou em uma redução de quase R$ 2 milhões no repasse anual.

Ainda segundo ela, do total repassado, praticamente 100% foi gasto com folha de pagamento, não sobrando recursos para investimentos nas escolas e para as demais demandas operacionais.

Diante dessa situação, de acordo com a secretária, a prefeitura poderá ter dificuldades até para pagar a folha atual no decorrer do ano de 2018.

O Sintero cobrou da secretária e do prefeito uma solução urgente porque os profissionais da educação não aguentam mais esperar.

No dia 08 de fevereiro foi realizada uma nova reunião para discutir o tema. Na oportunidade a prefeitura reiterou tudo o que havia apresentado. Em assembleia, logo após a reunião, os trabalhadores em educação decidiram que o assunto precisa ser melhor esclarecido.

Ficou deliberada a realização de reuniões nas escolas, tanto com a secretária municipal de educação quanto com diretores do Sintero. Após, os trabalhadores em educação serão convocados para uma grande assembleia, quando decdirão qual o encaminhamento a ser dado.