Voltar 18 de Março de 2019

Regionais Norte e Mamoré promovem palestra sobre violência contra as mulheres


Como parte da programação do projeto Semana das Mulheres, as Regionais Norte e Mamoré, promoveram palestra sobre violência contra as mulheres nesta quinta-feira (14/03), no município de Guajará-Mirim.

Foram convidadas para palestrar sobre o tema os diretores Marileth Soares Deniz (Regional Mamoré), Lodeilson Fernandes da Silva (Regional Norte) e Maria de Nazaré de Souza Mendes (Suplente da Diretoria Executiva).

Maria de Nazaré fez um breve pronunciamento e pediu que as mulheres tenham mais empatia umas com as outras.

Lodeilson Fernandes da Silva fez observações sobre o machismo do ponto de vista masculino. “Esse comportamento está enraizado em nossa sociedade e precisamos mudar isso”, comentou.

Marileth Soares destacou avanços conquistados pelas mulheres, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio. “Sabemos que as mulheres sofrem com agressões em seu ambiente familiar há tempos, mas essas leis vieram para nos amparar e nos encorajar a fazer denúncias. Entretanto, não vamos parar por aqui, pois as mulheres ainda precisam de políticas públicas e melhores condições de vida, seja na saúde, na educação e na vida profissional”, disse.

A diretora também criticou a Reforma da Previdência. “Essa Reforma também pode se considerar uma violência contras as mulheres, pois ela fere os nossos direitos. A história que construímos através de muitas lutas está sendo atacada por esse Governo”, finalizou Marileth.

Também participaram do debaten sobre discriminação das mulheres, a representante do Movimento Indígena de Rondônia, Maria Eva Canoé e a representante da Associação dos bolivianos, Kátia Cortez.

Kátia falou sobre a cultura machista e agressiva que os homens bolivianos apresentam. Já Eva Canoé falou que apesar dos homens apresentarem indiferença para com as mulheres, são elas que perpetuam a espécie. “Se a nossa cultura se mantém viva até os dias de hoje, é porque nós mulheres, somos a perpetuação da vida”, concluiu.

Ao final da palestra, os convidados fizeram intervenções contribuindo e esclarecendo dúvidas sobre o tema.


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE