Sintero – Regional Mamoré discute sobre demandas da categoria com Prefeita de Guajará-Mirim

O Sintero, representado pelos diretores da Regional Mamoré, Alex Duarte do Espírito Santo e Patrícia de Andrade Marchi e, pelo secretário executivo de Imprensa e Divulgação da entidade, Sandro Luiz Ascuy de Oliveira reuniram-se na terça-feira (08/06), com a Prefeita de Guajará-Mirim, Raissa Bento para discutir sobre as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Entre os itens da pauta estavam: vacinação dos servidores (as) da Educação do Distrito de Surpresa, Piso Salarial do Magistério, salário base dos técnicos administrativos nível I, implantação do auxílio home office e aumento da alíquota patronal.

Durante a reunião, o Sintero questionou sobre a vacinação contra a Covid-19 aos servidores e servidoras do Distrito de Surpresa que, até o momento, não foram imunizados. Em resposta, a prefeita disse que o ponto de apoio à vacinação nas áreas ribeirinhas, onde se localiza o distrito, será  o barco hospital e que o mesmo encontra-se impossibilitado de fazer o trajeto devido a necessidade de ajustes. Ela ressaltou que mediante resolução da pendência e da disponibilidade do barco, será realizada a vacinação.

A Direção da Regional Mamoré reivindicou valorização profissional aos professores e professoras através do Piso Salarial do Magistério, que em 2020 teve reajuste de 12,84%, mas não foi devidamente atualizado pelo município, conforme assegura a Lei Federal nº 11.738/2008. Também reivindicou aumento salarial aos técnicos administrativos nível I, que permanecem com salários defasados, tendo valores abaixo do salário mínimo, prática considerada inconstitucional. Na oportunidade, a Prefeita de Guajará-Mirim se comprometeu em se reunir com a secretária municipal de educação para averiguar a possibilidade de atendimento da pauta.

Quanto à reivindicação do Sintero sobre a implantação do auxílio home office aos professores(as) que estão sofrendo com prejuízos salariais por estarem custeando seus equipamentos e despesas referentes à internet e energia elétrica, sem mínima assistência do Poder Público, a Prefeita destacou que a Secretaria de Educação não planejou no orçamento deste ano possíveis recursos para essa finalidade. No entanto, se comprometeu em verificar tal possibilidade para o ano que vem, caso a pandemia se estenda até 2022.

Os diretores da Regional Mamoré relembraram que neste ano de 2021, os servidores (as) públicos tiveram aumento na alíquota de contribuição em razão da Reforma da Previdência, tendo acréscimo de 11% para 14%. Os sindicalistas fizeram um pedido para que a alíquota patronal também tenha um aumento no mesmo percentual, ou seja, passando de 15,81% para 19%. Após ouvir a demanda do sindicato, Raissa Bento disse que verificará a possibilidade.

A Direção da Regional Mamoré ressalta que está atuando em favor dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do município e que mantém aberto ao diálogo com o Poder Público em busca de possibilitar um relacionamento que favoreça sua categoria. Mesmo com as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, o sindicato continua atendendo aos seus filiados e filiadas tomando os cuidados necessários e oferecendo suporte pelos seus canais de atendimento remoto.