Sintero - Regional Mamoré trata sobre demandas da categoria com Secretaria Municipal de Educação de Guajará-Mirim

A Direção do Sintero - Regional Mamoré em conjunto com a secretária de Assuntos Municipais, Luciana Basilio e o secretário de Funcionários de Escola, Neilton Vidal, esteve nesta segunda-feira (29/5) no gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Guajará-Mirim para tratar das demandas dos profissionais em Educação municipais.

Inicialmente, foi feita uma abordagem sobre as condições precárias enfrentadas pelos professores e professoras, que necessitam cumprir o horário de planejamento e realizar formação continuada nas escolas municipais devido ao cenário de excepcionalidade do ano letivo vigente. A secretária  Ana Nete Dantas informou que já realizou algumas reuniões com determinadas escolas com intuito de minimizar os transtornos e que está adaptando os espaços necessários para o planejamento, adquirindo inclusive equipamentos e algumas salas para o PAIC.

O Sintero reiterou a cobrança quanto a atualização do Piso do Magistério no percentual de 14,95% e o reajuste dos/as técnicos/as educacionais. Em resposta, a secretária fez ponderações sobre a situação deficitária e insuficiente do Fundeb no ano de 2023, descartando a possibilidade de reajuste salarial no momento e justificando a necessidade de mudanças no Plano de Carreira da categoria. A secretária de Assuntos Municipais do Sintero foi enfática sobre a permanência e a manutenção dos direitos da categoria conquistados através de muita luta. Também sugeriu como possibilidade a complementação da União ao Fundeb, conforme garante a Lei 14.113/2020 (Lei do Fundeb).

No mesmo dia, pela parte da tarde, houve assembleia no Sintero - Regional Mamoré para eleger os representantes da categoria que irão compor a Comissão de Reformulação do Plano de Carreira da Educação Municipal. Como representante dos técnicos (as) foram escolhidos como titular e suplente, respectivamente, Viviane Simões Vaz e Francisco Carlos da Silva Nunes. Como representantes dos professores (as) foram escolhidos como titular e suplente, respectivamente, Israel Crispim Ribeiro e José Francisco Rodrigues Ribeiro. Participarão da Comissão os representantes sindicais, professor Alex Duarte do Espírito Santo (titular) e a professora Sandra Karantino (suplente).

O Sintero - Regional Mamoré relembra que, inicialmente, a Semed não havia feito convite para que o Sintero e aos servidores/as pudessem compor a Comissão de reformulação. Porém, graças a atuação do sindicato, que questionou a condução dos trabalhos e a inconstitucionalidade de tal ato, foi possível garantir o avanço. Você pode conferir o ofício com a formalização dos nomes indicados no link: https://sintero.org.br/downloads/oficio-semed.pdf

Diante disso, o Sintero - Regional Mamoré reforça seu compromisso em defesa da manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Guajará-Mirim e reforça que continuará fazendo intervenções sempre que necessário.