Voltar 13 de Abril de 2022

Trabalhadores em educação de Guajará-Mirim deliberam greve geral por tempo indeterminado


 Reunidos em assembleia, realizada na sede Sintero – Regional Mamoré na tarde de terça-feira (12/04), os trabalhadores e trabalhadoras em educação do município de Guajará-Mirim deliberaram em favor de greve geral por tempo indeterminado. A principal reivindicação da categoria é o cumprimento do Piso do Magistério de 2022 no percentual de 33,24% e por valorização salarial aos técnicos e técnicas educacionais, bem como, a publicação do decreto administrativo que oficializa a Comissão de Valorização Salarial aos Técnicos Educacionais. 

Conforme determina a Lei Federal nº 11.738/2008, o Piso do Magistério deve ser atualizado anualmente no mês de janeiro.  Entretanto, as negociações com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com a Prefeitura de Guajará-Mirim não têm sido exitosas.

O Sintero – Regional Mamoré requer a imediata atualização do Piso do Magistério aos professores/professoras que recebem administrativamente e o pagamento referente ao retroativo, conforme determina a Lei Federal nº 11.738/2008. Além de reivindicar reajuste salarial aos técnicos e técnicas educacionais do município, que não são contemplados com políticas de valorização há anos.

Estiveram presentes na assembleia, a secretária de Assuntos Municipais Luciana Basílio dos Santos e a secretária de Assuntos Jurídicos do Sintero, Márcia Cristina dos Santos. Na oportunidade, elas prestaram esclarecimentos sobre as ações judiciais impetradas pelo Sintero e representaram a Diretoria Executiva do sindicato, manifestando apoio na luta pelo cumprimento dos direitos dos servidores municipais.

Após amplo debate, os trabalhadores e trabalhadoras em educação do município aprovaram a deflagração da greve geral sob a justificativa da falta de avanço das negociações com o Executivo Municipal. Destaca-se que a pauta de valorização da categoria foi aprovada no mês de fevereiro e reiterada por diversas vezes. Entretanto, até o momento não foram apresentados acordos e/ou propostas. Portanto, foi deliberado que a partir do dia 20 de abril, a categoria paralisará as atividades educacionais por tempo indeterminado.



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE