Voltar 17 de Novembro de 2022

VITÓRIA DA LUTA: Câmara de Guajará-Mirim aprova PL que atualiza Piso do Magistério


Após meses de negociação e luta da categoria, foi aprovado quarta-feira (16/11), pela Câmara Municipal de Guajará-Mirim, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que atualiza o Piso Salarial dos profissionais do Magistério, no percentual de 20%. O projeto também prevê pagamento referente ao retroativo dos meses de março até outubro de 2022 conforme o artigo 67 do Plano Municipal de Educação. 

A matéria aprovada na Câmara Municipal contempla uma das reivindicações requeridas durante a greve da categoria, encampada pelo Sintero – Regional Mamoré em abril deste ano. Além disso, o percentual foi previamente apresentado em assembleia e aprovado pelos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Destaca-se que, o percentual do Piso do Magistério de 2022 é de 33,24%. Sendo assim, as negociações devem continuar até que o percentual integral seja atualizado conforme determina a Lei n° 11.738/2008.

Quanto aos técnicos e técnicas educacionais, a Regional Mamoré reafirma que continuará atuando para garantir que a reivindicação da categoria seja respeitada. Contudo, relembra que foi aprovado no dia 27 de junho de 2022 pela Câmara Municipal de Guajará-Mirim, o Projeto de Lei nº 47/2022, que atualiza em 10% o vencimento desses profissionais.

Para o Sintero - Regional Mamoré esta é considerada uma grande vitória, visto que os professores e professoras estavam aguardando de forma ansiosa a atualização do Piso do Magistério de 2022. Por meio do diálogo e articulação política, a Regional Mamoré tem garantido avanços em favor dos trabalhadores e trabalhadoras do município de Guajará-Mirim, como foi o caso do Piso de 2020, devidamente pago com os retroativos em 2021.

“Consideramos uma luta longa e árdua, mas que agora podemos colher os frutos da nossa união e resistência. Parabenizo os profissionais que não desacreditaram na luta do Sintero e reafirmamos nosso compromisso pela continuação da nossa articulação com a Prefeitura de Guajará-Mirim”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE