Andamento das negociações com Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho é discutido em assembleia

O Sintero - Regional Norte promoveu nesta segunda-feira (17/04) assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras em educação de Porto Velho. O objetivo da atividade foi repassar informações sobre o andamento das negociações com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e deliberar os próximos passos da luta.

Na última reunião com Gláucia Negreiros, ocorrida no dia 13/04, o Sintero solicitou informações oficiais a respeito do Piso do Magistério e valorização salarial aos técnicos e técnicas educacionais.

Em relação ao Piso do Magistério, que em 2023 foi atualizado em 14,95%, Gláucia garantiu que será feita atualização nos mesmos moldes ocorrido no ano passado, ou seja, no início da carreira. Ela agendou reunião para o dia 12/05, quando será anunciada a data oficial da implantação e detalhamento do pagamento do retroativo.

Sobre a valorização salarial dos técnicos e técnicas educacionais, a reivindicação do Sintero é que haja reajuste no percentual de 14,95% igual ocorrerá para o Piso. Em resposta, Gláucia disse que a data base para reajuste das categorias municipais acontece no mês de maio e, então, se comprometeu em fazer defesa do percentual requerido pelo sindicato junto ao Prefeito de Porto Velho. Ela destacou que dará retorno sobre a reivindicação na reunião agendada para o dia 12/05.

Em relação ao pagamento do retroativo do Piso de 2020, no percentual de 12,84%, a secretária disse que encaminhará ao sindicato o Parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM) com o posicionamento da Prefeitura de Porto Velho.

Durante a reunião do dia 13/04, Gláucia informou ainda que a Comissão responsável pela reformulação do Plano de Carreiras dos Profissionais da Educação de Porto Velho (Lei nº 360/2009) será instituída no mês de abril. Logo, as demais pautas de valorização como reajuste de gratificações e auxílios serão tratados pela Comissão e esta contará com representação do Sintero.

A secretaria reafirmou o compromisso feito anteriormente e retomará as audiências periódicas ocorridas na última quarta-feira do mês, quando serão tratadas as demandas pontuais da categoria.

Diante disso, foi deliberado que no dia 12 de maio a categoria terá um dia de paralisação com assembleia no horário simultâneo da realização da audiência com a Semed, para que os encaminhamentos necessários já sejam feitos de forma imediata. Além disso, no dia 26 de abril, os trabalhadores e trabalhadoras em educação paralisarão suas atividades para atender a convocação Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para o Dia de Greve Nacional dos/as Trabalhadores/as da Educação. Ambas as convocações serão divulgadas nos próximos dias através dos canais de comunicação do sindicato.

“Nossa categoria deliberou em assembleia que aguardará o posicionamento final da Secretaria Municipal de Educação. Caso o resultado não seja o esperado, iremos definir as nossas próximas estratégias de luta”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.