No dia 3 de junho, trabalhadoras e trabalhadores da educação marcaram presença na Câmara Municipal de Porto Velho para acompanhar a votação de pautas essenciais para a valorização da categoria. Foram aprovados projetos de lei que garantem avanços importantes, como a aplicação do piso do magistério na carreira dos professores e professoras, a extensão do reajuste anual e a concessão de 10 dias de recesso ao final do primeiro semestre para técnicas e técnicos educacionais.
As propostas foram aprovadas após diversos momentos de diálogos entre a categoria e a nova gestão municipal. Durante a sessão, o prefeito Léo Moraes destacou que, assim como cumpriu com esses compromissos, continuará empenhado em atender outras demandas da educação municipal.
A presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, ressaltou a importância da mobilização e reforçou que a luta continua: “Conquistamos uma etapa importante com a aprovação dessas pautas, fruto da mobilização e da união da categoria. Agora, seguimos para um novo ciclo de valorização, com novas reivindicações e a certeza de que somente com participação e a força das trabalhadoras e trabalhadores, conseguiremos avançar ainda mais.”
A participação expressiva da categoria dá destaque a importância de ocupar os espaços de decisão, atuar e acompanhar de perto as pautas que impactam diretamente a vida das servidoras e dos servidores da educação. Para o SINTERO, é nas ruas e nos espaços de decisão que se constroem as vitórias da classe trabalhadora. Como afirma a presidenta Dioneida Castoldi: “Onde houver direito a ser garantido para a educação, o SINTERO estará presente".
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID