A reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Porto Velho foi atendida, através da luta encampada pelo Sintero, e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) comunicou que está suspensa a utilização do registro do ponto eletrônico até o dia 04 de junho de 2022. A medida foi embasada na Decisão Monocrática nº 008/2022 emitida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
De acordo com o Departamento de Gestão de Pessoas da Semed, as vias originais das folhas de pontos referentes aos meses de abril, maio e até 04 de junho deverão ser encaminhadas até o quinto dia do mês subsequente. Além disso, as escolas devem manter as cópias das folhas de ponto em arquivos documentais.
Desde sua implantação, o ponto eletrônico tem gerado uma série de reclamações e críticas, principalmente, por parte dos professores que possuem carga horária extensa e trabalham em mais de um turno em escolas diferentes. Além disso, o Sintero se colocou à disposição para atuar em conjunto com equipe da Semed e fazer argumentação junto aos órgãos de controle para que o ponto eletrônico seja suspenso de forma definitiva.
“A obrigatoriedade do ponto eletrônico foi determina por aqueles que não conhecem a realidade da Educação pública. Além de não levar em consideração nossas peculiaridades, essa determinação fere a legislação vigente, que dispõe da nossa carga horária e a questão do planejamento educacional”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.
o sintero deveria ter argumentos reais sobre a real situação do trabalhador da educação. o ponto eletronico atenta contra o ECA pq muitos pais estão deixando de poder alimentar seus filhos no horario do almoço. tem algum advogado capaz de argumentar sobre isso ou o sintero não quer questionar o prejuizo que o professor agora ostenta c esse ponto descarado.
O Sintero está atuando para resolver essa questão. Infelizmente, os órgãos de controle possuem entendimento contrário aos trabalhadores.
quem decidiu sobre o uso do ponto eletrônico deve viver numa cadeira luxuosa, numa central de ar bem limpa e deve ganhar um salário bem gordo e não cozinha, não cuida da casa, não tem mais de um contrato para não passar fome, não leva os filhos a escola, não enfrenta problema com transporte e não precisa sequer dar um banho no filho antes de ir ao trabalho. tem que ser muito desocupado .