PL que atualiza corretamente o Piso do Magistério é aprovado na Câmara Municipal de Porto Velho

Foi aprovado nesta quinta-feira (07/07), na Câmara Municipal de Porto Velho, o Projeto de Lei (PL) 30/2022, que atualiza a tabela salarial dos profissionais do Magistério em 33,24% no início da carreira e com incidência nas progressões.

A reivindicação atendida faz parte de um dos itens de luta do Sintero, Sinprof e Sindeprof, que desde o início do ano buscavam a correta atualização do Piso, conforme determina a Lei nº 11.738/2008 e Lei Municipal nº 360/2012.

Nos últimos meses, os sindicatos em conjunto com os profissionais do Magistério do município realizaram uma série de atividades, com intuito de pressionar o Executivo Municipal a atualizar o percentual de 33,24% corretamente, visto que a forma pela qual estava sendo feita não condizia com as determinações descritas nas legislações vigentes.

Por diversas vezes, os sindicatos estiveram na Câmara Municipal para buscar apoio e intervenção dos vereadores. Além disso, a categoria realizou movimentos de pressão com o objetivo de garantir avanços, visto que o Prefeito Hildon Chaves, se recusava a dialogar com os representantes dos profissionais do Magistério.

Apesar da conquista, os trabalhadores e trabalhadoras em educação ressaltam que as discussões sobre a pauta de reivindicação da categoria precisam ter continuidade. Em alguns casos com urgência, como, por exemplo, o desconto de faltas tanto aos técnicos/as educacionais que participaram da greve e a reformulação do PCCR.

“Estamos satisfeitos com o desfecho dessa batalha, mas tristes pelo fato de estarmos gastando nossa energia com algo que deveria estar pacificado. Ao invés disso, deveríamos estar discutindo sobre estratégias que apresentassem melhorias e valorização tanto para professores/as quanto para os técnicos/as educacionais”, disse Dioneida Castoldi, presidenta do Sintero.

VEJA O PL ABAIXO: