Prefeito de Porto Velho anuncia pagamento do Piso do Magistério e reajuste aos técnicos educacionais

O Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, anunciou nesta terça-feira (30/05) pagamento do Piso do Magistério no percentual de 14,95% e reajuste salarial de 5,79% aos demais profissionais da Educação. Em busca de obter mais detalhes da pauta de valorização, o Sintero em conjunto com Sinprof e Sindeprof esteve em diálogo nesta quarta-feira (31/05) com a secretária Municipal de Porto Velho, Gláucia Negreiros.

Na reunião, a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, manifestou a frustração da categoria, que tentava negociar a implantação do direito e avanço da pauta de valorização desde dezembro de 2022. Ela destacou que considerou desrespeitosa a postura da Gestão Municipal que optou por fazer a divulgação nas redes sociais antes de dar uma devolutiva aos sindicatos, entidades que sempre estiveram dispostas a construir em conjunto uma proposta que fosse vantajosa para ambos os lados.

Em relação ao pagamento das reivindicações, Gláucia destacou que o Piso do Magistério só será pago em agosto em virtude da queda de arrecadação do Fundeb no primeiro semestre e do limite prudencial. Quanto ao pagamento do retroativo a janeiro, a secretária afirmou que será quitado até dezembro do corrente. Como proposta, os sindicatos sugeriram que o retroativo seja pago em 4 parcelas, sendo a primeira em setembro e a última em dezembro. Gláucia se comprometeu em fazer a defesa junto ao prefeito para atendimento da demanda.

Quanto ao reajuste dos/as técnicos/as educacionais, este será pago em julho. Na oportunidade, o Sintero relembrou que em audiência realizada no mês de fevereiro foi firmado compromisso pela secretária para que os demais profissionais da Educação tivessem um percentual diferenciado, uma vez que eles foram incluídos na subvinculação de 70% dos recursos do Fundeb destinados à valorização. Portanto, o sindicato reiterou o pedido e solicitou que as demais pautas que tratam da valorização sejam atendidas de forma a minimizar a diferença de percentuais aplicados. Em resposta, Gláucia se comprometeu em discutir sobre uma forma de valorização a esses profissionais com o prefeito. Uma nova reunião será marcada para tratar do tema até a próxima sexta-feira (09/06).

Após a reunião, o Sintero realizou assembleia com os/as servidores/as municipais para repassar os informes pertinentes. Como principal deliberação foi acordado que as tratativas dos demais itens da pauta de valorização serão negociadas de forma administrativa por meio do diálogo.

“A nossa pauta não se restringe apenas a esses itens. Portanto, queremos reafirmar o nosso compromisso pela continuidade das negociações em prol de valorização, respeito e dignidade para nossa categoria”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

• Francilene Cristan
    02 de Junho de 2023

Os servidores da educação sempre fica no resto, nunca tem dinheiro para pagar o reajuste a categoria na forma da lei, sempre somos pago com os restolhos, não há investimentos na educação d forma que deveria ser. Nas campanhas eleitorais os políticos só falam que vão valorizar, priorizar, mas na patrica isso não ocorre, e os órgãos fiscalizadores não fiscalizam o dinheiro púbic