Voltar 01 de Agosto de 2019

Sintero cobra valorização salarial para os trabalhadores em educação do Município de Porto Velho


O Sintero - Regional Norte participou de uma reunião no dia 31/08, com a presença do secretário Municipal de Educação, Márcio Félix, a secretária adjunta, Cláucia Negreiros e os técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para cobrar valorização salarial dos trabalhadores em educação. Além disso, foi discutido a questão do transporte escolar, o auxílio de educação especial e a situação dos monitores escolares.

Após o Sintero garantir o pagamento do Piso Salarial Nacional do Magistério aos professores de Porto Velho que possuem jornada de 40 horas semanais, a presidente do Sintero, Lionilda Simão, iniciou a reunião destacando a importância de valorizar também os demais trabalhadores em educação. “O Sintero luta por uma categoria como um todo. Por isso, estamos buscando o diálogo para que esses profissionais também tenham aumento aos seus vencimentos”, disse.

De acordo com o Márcio Félix, a maioria dos professores que ocupam o quadro Municipal de Porto Velho possuem carga horária de 25h. Por isso, será feito um impacto da folha de pagamento de todos os trabalhadores em educação e, posteriormente, será levado ao prefeito para avaliação.

Quanto ao transporte escolar, o secretário informou que desde 10 de maio de 2019, ficou acordado que o transporte escolar fluvial será de responsabilidade do Governo de Rondônia e o transporte escolar terrestre ficará a cargo da Prefeitura. Acrescentou ainda, que já foi feito uma licitação por parte da Prefeitura e esta foi ganho por uma empresa do nordeste.

Em relação ao auxílio aos cuidadores de alunos especiais, a validação da Lei Complementar nº 724/2018, teve término no dia 17 de maio de 2019. Como forma de alternativa para que os profissionais que atuam como cuidadores não saiam prejudicados financeiramente, a Prefeitura de Porto Velho está pagando essa gratificação em forma de hora-extra. Mas, o secretário afirmou que um projeto de Lei já está em análise na CGM (Controladoria Geral do Município) e o mesmo retornará para a Semed, que dará andamento ao Executivo, este ficará responsável por encaminhar para a PGM (Procuradoria Geral do Município).

A respeito dos monitores escolares, logo após a denúncia anônima ao Ministério Público de Rondônia (MP/RO) esses profissionais, que atualmente atuam como professores, serão obrigados a voltar ao cargo de origem, conforme a Lei 140/2001. Na última reunião do Sintero com a Semed, no dia 07 de maio, foi cobrado providências da administração pública para que eles não sofram com perca salariais. Em resposta a reivindicação, Márcio Félix, informou que há uma Minuta de projeto de Lei, e  a mesma se encontra na CGM para análise, em seguida, será encaminhado a Semed.

Uma nova reunião ficou firmada entre o Sintero e a Secretaria Municipal de Educação para o dia 12/08, afim de obter respostas das reivindicações que não foram atendidas.

No dia 16/08, será feita uma assembleia com os trabalhadores em educação municipais, na sede administrativa do Sintero, às 9h, para repassar informações do andamento das negociações.

Participaram da reunião a presidente do Sintero, Lionilda Simão, o secretário de Finanças, Manoel Rodrigues da Silva, o secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Nereu Jose Klosinski e os diretores da Regional Norte, Lodeilson Fernandes da Silva, Valdeleis Felipe de Souza, Neilton do Vale Vidal, Domingos Izel Preste do Espirito Santo.

 


1 Comentários

  • Eliana
    02 de Agosto de 2019

    Gostaria que as pessoas do apoio fossem, mas valorizados como os agentes de limpeza escolar nada acontece em nosso favor.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    06 de Agosto de 2019

    O Sintero luta para que todos os trabalhadores em educação sejam valorizados.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE