Desde o início do ano de 2025, o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) vem participando ativamente das mesas de negociação com o governo estadual. Entre as pautas prioritárias estão o reajuste do piso, a gratificação de titularidade, concurso público, além de melhorias no vale transporte e auxílio alimentação. No entanto, apesar das reuniões realizadas, os avanços têm sido limitados, e os sucessivos adiamentos têm gerado insatisfação entre as/os profissionais da educação.
Veja a linha do tempo das negociações:
10 de fevereiro de 2025 – Reunião com a SEDUC: valorização salarial, implantação do piso (reajuste de 6,27%), gratificação por titulação, concurso público, auxílio transporte e auxílio alimentação.
17 de fevereiro de 2025 – Reunião com a MENP: reforço das pautas de implantação do piso, auxílio alimentação, auxílio transporte, gratificação por titulação e concurso público.
14 de março de 2025 – Nova reunião com a MENP para dar continuidade às mesmas pautas.
21 de março de 2025 – Reunião com SEDUC e PGE: rediscussão dos pontos tratados na MENP.
25 de março de 2025 – Paralisação estadual da educação, intitulada “SINTERO em luta”, com forte mobilização em Porto Velho e participação das 11 regionais. Além das caravanas que vieram à capital, também houve mobilizações nos municípios, organizadas nas sedes regionais.
25 de março de 2025 – Reunião com SEDUC e PGE que estava inicialmente agendada para ser com a MENP, mas que contou apenas com integrantes da SEDUC e PGE. Os presentes reconheceram o equívoco e pediram desculpas. Foi reagendada uma nova reunião com a MENP para o dia 11 de abril.
11 de abril de 2025 – Reunião com a Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP): o SINTERO cobrou respostas sobre os prazos definidos anteriormente. Uma procuradora afirmou que o governo havia compreendido de forma diferente os acordos. Diante do retrocesso e do desrespeito aos encaminhamentos construídos, o SINTERO considerou a postura um descaso com a categoria e se retirou da mesa em protesto.
10 de junho de 2025 – Estava prevista a apresentação ao SINTERO do estudo sobre a gratificação por titulação. A reunião foi adiada para o dia 23 de junho.
23 de junho de 2025 – A reunião remarcada também foi cancelada, sem a apresentação do estudo da gratificação por titulação.
31 de julho de 2025 – Nova data marcada pela SEDUC para tratar da gratificação por titulação, auxílio transporte e alimentação. O SINTERO aguarda que, desta vez, o governo apresente as propostas concretas, pois a categoria já não aceita mais a sequência de adiamentos.
A expectativa agora está na reunião de 31 de julho. A categoria aprovou uma paralisação estadual para esta data e assembleias simultâneas, que virão com indicativo de greve caso as respostas do governo não sejam satisfatórias. O SINTERO seguirá mobilizando escolas, redes sociais e buscando apoio dos deputados estaduais para avançar nas pautas reivindicadas.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID