O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) participou, nos dias 17 e 18 de julho, do Encontro Nacional dos Coletivos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizado em Recife (PE). O evento reuniu profissionais da educação de todo o paÃs para aprofundar debates sobre os desafios da educação pública e fortalecer a atuação sindical.
Os diretores e diretoras do SINTERO representaram a entidade nos seguintes coletivos: Combate ao Racismo, com Rosa Negra; Comunicação, com Júnior Freire; Especialistas em Educação (Despe), com a presidenta Dioneida Castoldi; Educacional, com Judith Campos; Formação, com Marilteh Soares; Funcionários, com Manoel Rodrigues; Mulheres, com Profª Drª Luciana Basilio; Municipais, com Maricélia do Lago; e Saúde, com Neilton Vidal.
No primeiro dia, foi realizada uma análise de conjuntura com a presidenta da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Sônia Alesso, e os deputados Bia de Lima (PT-GO) e Professor Lemos (PT-PR), além de Henrique Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).
Já o segundo dia foi dedicado às atividades dos coletivos, com oficinas, rodas de conversa e debates voltados para o fortalecimento da atuação sindical e da valorização das trabalhadoras e trabalhadores da educação.
Durante o encontro, os temas debatidos por cada coletivo foram:
Coletivo de Combate ao Racismo: estratégias antirracistas e antissexistas na sala de aula; educação antirracista como compromisso de Estado, incluindo polÃticas públicas, formação docente e práticas escolares; polÃticas de equidade racial e gestão pública da educação.
Coletivo Educacional: tecnologia como instrumento para construção do conhecimento e desafios da organização curricular.
Coletivo DESPE: identidade da(o) pedagoga(o), condições de trabalho, carreira e valorização.
Coletivo de Funcionários da Educação: direitos e formação dos funcionários da educação, com foco no Projeto de Lei n°2531/2021 e no Profuncionário.
Coletivo de Comunicação: desafios da comunicação sindical e troca de experiências das entidades com encaminhamentos para assertivos de melhorias.
Coletivo de Mulheres: reflexões sobre gênero, raça e classe, além de troca de experiências entre sindicatos.
Coletivo de Saúde: saúde mental no mundo do trabalho e estratégias para a defesa da saúde integral.
Coletivo de Assuntos Municipais: piso, carreira e receitas da educação; especificidades dos orçamentos municipais para fortalecer a luta por melhores salários e boa gestão dos recursos.
Coletivo de Formação: troca de experiências entre sindicatos, avaliação de ações e fortalecimento da organização sindical nos locais de trabalho.
As atividades foram fundamentais para a diretoria do SINTERO, que acredita na força da troca de experiências com outros sindicatos e entidades. Espaços como este, proporcionados pela CNTE, ajudam as/os dirigentes a construÃrem propostas que fortalecem as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, tanto em Rondônia quanto em todo o paÃs.
“Participar desse encontro reforça a responsabilidade que temos, de lutar por uma educação pública que transforme vidas. Sabemos que o trabalho na educação vai além da sala de aula, é um compromisso com o futuro de toda a sociedade. Por isso, nossa união e mobilização são essenciais para garantir respeito, valorização e condições dignas para quem faz a educação acontecer”, destaca a presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID