Voltar 28 de Setembro de 2023

Sintero - Regional Norte busca esclarecimentos sobre as declarações de ausências apresentadas pela categoria


O Sintero esteve na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (26/09), para buscar informações sobre as divergências apontadas pela Secretaria nas declarações de ausências justificadas, disponibilizadas pelo sindicato.

As declarações foram entregues à categoria durante a agenda de mobilizações realizadas em favor do Piso do Magistério na carreira e da gratificação de R$300,00 aos técnicos e técnicas educacionais.

Os documentos foram questionados pela Semed, que argumentou que as declarações justificavam a ausência apenas nos períodos que estavam ocorrendo as mobilizações. Logo, a ação pode vir a prejudicar os/as profissionais em educação que participaram das paralisações e atuavam no período contrário ou em mais de um período de trabalho.

Em reunião com a Semed, o sindicato esclareceu que as atividades sindicais de paralisação se referem ao dia todo. Já no caso das assembleias, se referem apenas ao horário estabelecido em edital de convocação.

A Direção do Sintero argumentou ainda que fez o mesmo esclarecimento à categoria, uma vez que os dias de paralisação estabeleciam suspensão integral de todos os períodos das atividades educacionais nas datas informadas nas declarações e ofícios encaminhados à Semed. Ou seja, independente do horário da concentração do movimento, a justificativa vale para o dia inteiro de ausência. Além do mais, o Sintero sempre orienta a todos aqueles que aderem ao movimento para que façam a reposição de trabalho, conforme regulamenta a legislação dos/as servidores/as públicos.

Como resultado da reunião, o Sintero irá encaminhar documentação à Semed para fins de comprovação e esclarecimento com todas as orientações feitas aos profissionais em educação do município. Além disso, encaminhará a lista de presença dos filiados e filiadas que estiveram presentes nos movimentos, para dirimir quaisquer tipos de divergências.



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE