Voltar 13 de Setembro de 2021

Sintero - Regional Norte lança etapa regional da Conferência Estadual Popular da Educação


O Sintero/Regional Norte realizou na sexta-feira (10/09), na Câmara Municipal de Porto Velho, o lançamento da etapa regional da Conferência Estadual Popular de Educação.    

A mesa de abertura do evento teve participação da Coordenadora-Geral do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPERO) Judith Campos, do Secretário de Política Sindical e Estudos Socioeconômicos do Sintero, Hiata Andresson de Souza Silva, da presidenta da CUT/RO Elzilene Nascimento, do presidente do Sinprof Joelson Chaves, do assessor especial da reitoria do IFRO, Walace Soares de Oliveira, do Diretor Legislativo da Câmara de Porto Velho Welington Franco Pereira, da representante da Secretaria Municipal da Educação do Município de Porto Velho, Laudicléia Lima de Souza, do representante municipal Sintero/Regional Norte, Lodeilson Fernandes e do vereador Aleks Palitot.    

A Coordenadora-Geral do FEPERO agradeceu a participação de todos os presentes e aos que estavam acompanhando remotamente através de transmissão ao vivo do evento pelos canais do Facebbok e You Tub. Ela comentou sobre o objetivo das etapas regionais na construção da Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (Conape), que tem como tema, "Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as". De acordo com Judith, a ação busca envolver toda a sociedade nesse importante debate, sendo considerada uma forma de resistência aos ataques e retrocessos que a Educação tem sofrido nos últimos tempos.   

Em seguida, Hiata Andresson realizou palestra sobre a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), destacando sobre os principais pontos que afetarão tanto os atuais servidores quanto aos que ingressarão futuramente. Um dos pontos mais polêmicos da proposta refere-se ao fim da estabilidade que, caso aprovada, facilitará que situações de abusos, ameaças e pressões políticas se tornem mais comuns. Uma vez que, os servidores cederão a possíveis chantagens por medo de serem exonerados. Através de dados e gráficos, Anderson enfatizou que a PEC 32/2020 atingirá principalmente os servidores com baixos salários, já que eles correspondem a 60% do quadro do serviço público brasileiro. Enquanto isso, categorias como de juízes, desembargadores, promotores, procuradores, políticos e militares, que possuem salários altos e recebem inúmeros benefícios, ficarão de fora da Reforma Administrativa.    

Posteriormente, a professora e líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde, Dra. Rosangela Hilário, discorreu sobre o tema da Conepe. Ela criticou que o acesso à Educação, em especial a Superior, ainda tem traços da elitização, não sendo democrática como deveria ser.  Rosangela comentou ainda sobre o trabalho realizado por professores e professoras no período de pandemia, sem que houvesse incentivo financeiro ou de materiais eletrônicos para que pudessem desenvolver suas atividades.     

“A Conferência Estadual Popular da Educação será um espaço de construção coletiva e de resistência a todos que lutam por uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva e igualitária. Juntos, iremos debater e propor o aperfeiçoamento do Plano Nacional da Educação (PNE) para que suas metas sejam efetivamente implementadas”, disse Judith Campos.   



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE