Voltar 14 de Junho de 2021

Sintero solicita mais transparência nas ações da assistência médica do Ipam durante reunião na Câmara Municipal


O Sintero participou de reunião na Câmara Municipal de Porto Velho, nesta quinta-feira (11/06), quando foi discutido sobre a prestação de contas do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município (IPAM). O diretor-presidente do Instituto, Basilio Leandro de Oliveira e o coordenador administrativo e financeiro, Álvaro Mendonça de Oliveira estiveram presentes na reunião e prestaram alguns esclarecimentos aos servidores públicos.

Na oportunidade, foi disponibilizado dados referentes aos exames, consultas e internações dos anos de 2018, 2019, 2020 e dos 4 primeiros meses de 2021. Conforme explicou o diretor-presidente do Instituto, Basilio Leandro, em razão da pandemia da Covid-19 e dos decretos de isolamento social editados pelo Governo de Rondônia, houve queda da utilização da maioria dos serviços da assistência médica. No entanto, as internações de pessoas infectadas pelo coronavírus passou a ter períodos longos, resultando em custos elevados devido a alta procura.

O coordenador do Ipam, Álvo Mendonça, relatou que a principal dificuldade encontrada pelo Instituto refere-se ao desequilíbrio financeiro. Ele explicou através de gráficos que as despesas provenientes de anos anteriores da atual gestão são as principais responsáveis pela situação. No total, o Ipam possui débitos de mais de R$40 milhões, sendo que o valor médio da arrecadação mensal é de R$ 5 milhões. Para ele, uma das sugestões apontadas pela Administração Pública seria a diminuição dos serviços prestados como solução para alcançar o equilíbrio entre receita e despesa.

A presidenta do Sintero, Lionilda Simão, fez um pronunciamento na reunião, solicitando mais transparência nas ações do Ipam, com disponibilização do detalhamento das despesas pagas as clínicas e hospitais conveniados, além dos débitos resultados dos exercícios anteriores, pois o relatório e informações apresentadas mencionam apenas as quantias finais, necessitando assim de maiores esclarecimentos, como por exemplo, quais os serviços utilizados, os estabelecimentos e profissionais que detém o maior número de demandas, entre outros.

A vereadora Elis Regina questionou sobre o grande número de reclamações dos servidores e servidoras municipais, que de forma recorrente procuram atendimento, mas sofrem com a recusa dos estabelecimentos e profissionais credenciados. Para eles, a ação gera transtornos e constrangimentos. Em resposta, Basilio Leandro de Oliveira, justificou que o Ipam possui um prazo de 60-90 dias para efetuar o pagamento aos seus colaborados, por isso, em muitos casos os hospitais e clínicas optam por atender os usuários particulares por ser uma opção mais vantajosa financeiramente.

A reunião foi transmitida de forma online e os filiados e filiadas do Ipam puderam tirar dúvidas. Como deliberação, foi acertado que serão realizadas reuniões sobre a assistência médica a cada 15 dias e que no próximo encontro será disponibilizado a lista das empresas e profissionais que o Instituto encontra-se em débito e como funcionará a quitação dos valores.

“Precisamos preservar o Instituto, pois não é justo que mais de 26 mil usuários sejam penalizados devido ao mal gerenciamento e desequilíbrio financeiro acumulado ao longo de anos. Os servidores e servidoras não deixaram de contribuir com a assistência médica, pelo contrário, tiveram que sofrem com reajuste das alíquotas recentemente. Portanto, esperamos que haja ações práticas para melhoramento dos serviços prestados, isso é o mínimo que os usuários desejam”, disse a presidenta do Sintero, Lionilda Simão.

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