Voltar 18 de Março de 2025

Resistência a retrocessos: filiação ao SINTERO fortalece a luta por direitos

Categoria unida é essencial para barrar ataques à educação e garantir avanços

Arte: Jacson Pessoa

A cada novo ciclo político e econômico, os trabalhadores e as trabalhadoras em educação enfrentam desafios que colocam em risco direitos conquistados com anos de luta. Reformas que enfraquecem a previdência, mudanças na estrutura de carreiras e cortes na educação são apenas alguns exemplos das ameaças que surgem constantemente. Para enfrentar esses retrocessos, a categoria precisa estar organizada e mobilizada, e é nesse contexto que a filiação ao SINTERO se torna essencial.

O SINTERO tem sido uma barreira contra medidas que atacam a valorização da educação pública e os direitos das/dos profissionais da educação. A atuação sindical é fundamental para pressionar governos, negociar melhores condições de trabalho e impedir que retrocessos sejam impostos sem resistência. Cada filiada e filiado fortalece essa luta coletiva, garantindo que as reivindicações tenham ainda mais peso e representatividade.

Além da defesa dos direitos, a filiação possibilita o acesso a informações, assessoria jurídica e participação ativa nas decisões que impactam a categoria. Em momentos de crise, é o sindicato que articula estratégias para minimizar os danos e garantir que trabalhadoras e trabalhadores não sejam prejudicados. Sem um sindicato forte, os riscos de perdas salariais, precarização das condições de trabalho e desmonte da educação pública aumentam significativamente.

Filiar-se ao SINTERO é mais do que um ato de apoio; é um compromisso com a resistência e a valorização da categoria. Quanto mais trabalhadoras e trabalhadores unidos, maior a força para impedir retrocessos e avançar na conquista de novos direitos. O SINTERO é por você. É por todos nós. Filie-se!

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE