O Sintero - Regional Rio Machado esteve em diálogo com a deputada Cláudia de Jesus, no dia 18 de setembro e solicitou o fim do desconto previdenciário aos servidores e servidoras aposentados.
Atualmente, os servidores/as públicos aposentados que recebem acima de três salários mínimos sofrem com o desconto previdenciário de 14%. Esse foi um dos prejuízos impostos em razão da Reforma da Previdência Estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia no ano de 2021.
Conforme argumentou a direção da Regional Rio Machado, o desconto representa um grande retrocesso, visto que esses profissionais já deram sua cota de contribuição ao longo da vida. Por isso, é injusto que eles tenham que sofrer novamente com perdas salariais, que diminuem seu poder de compra.
Na oportunidade, a deputada Cláudia de Jesus recebeu um abaixo-assinado feito pelos trabalhadores e trabalhadoras em educação do município de Ji-Paraná e garantiu que irá analisar a situação e adotar as providências pertinentes para reverter essa medida que penaliza os/as servidores/as.