Voltar 10 de Abril de 2025

Diretora do SINTERO é homenageada na Assembleia Legislativa por atuação na luta antirracista

Reconhecimento destaca lideranças que promovem justiça racial e enfrentam o racismo em Rondônia

Imagem: Laryssa Teles

No dia 9 de abril, a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene em homenagem a personalidades e organizações que atuam pela igualdade racial e no combate ao racismo no estado de Rondônia. A solenidade concedeu Votos de Louvor a 115 homenageados e homenageadas, reconhecendo o trabalho de quem dedica sua trajetória à defesa dos direitos humanos e à promoção da justiça social.

Entre as pessoas homenageadas, esteve a diretora da Secretaria de Gênero e Etnia do SINTERO, Rosa Negra, que também é coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU). Sua atuação é marcada pela defesa de pautas como o enfrentamento ao racismo, a eliminação de todas as formas de violência e a valorização da diversidade de gêneros e etnias.

A Sessão Solene destacou a importância do engajamento coletivo na construção de uma sociedade mais justa, com reconhecimento àqueles e àquelas que protagonizam a luta antirracista em diferentes espaços da sociedade rondoniense.

Durante a cerimônia, Rosa destacou o significado coletivo do reconhecimento: “Receber essa Moção de Aplausos não é apenas uma honra individual é um gesto coletivo. Porque quando uma pessoa negra é homenageada, toda a ancestralidade que a habita também é reverenciada”. 

Finalizou agradecendo a homenagem, ressaltando que: “ Em meio a uma luta tão dura e constante por igualdade racial, esses momentos de reconhecimento nos fortalecem, reafirmam nossas existências e nos lembram que nossas trajetórias importam. ”

O SINTERO reconhece e enfatiza a importância da trajetória e da valorização da liderança de mulheres negras que promovem avanços para a sociedade, especialmente na luta por igualdade e justiça social.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE