A representante do Conselho de Administração do Iperon e também Secretária de Assuntos JurÃdicos do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO), Márcia Cristina dos Santos, participou na 26ª Sessão Ordinária do Conselho Superior Previdenciário do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), realizada na última quarta-feira, 27 de novembro, em Porto Velho.
A pauta centralizou discussões sobre a sustentabilidade financeira do sistema previdenciário e medidas para melhoria da gestão, reunindo os Chefes de Poderes e Órgãos Autônomos do Estado. O Conselho Superior é presidido pelo governador Cel. Marcos Rocha.
Márcia Cristina foi eleita em julho do ano passado como Conselheira de Administração (CAD) e, em votação entre os membros conduzida ao mandato de representante junto ao Conselho Superior Previdenciário. Com um trabalhado em defesa da categoria educacional e das/dos servidoras/es públicos do Estado, trazendo as demandas para discussão e que as soluções constem nas deliberações do Conselho.
Entre as ações discutidas, destaca-se a alteração da Lei n° 1.100 que corrige uma injustiça histórica ao permitir que servidoras/es demitidas/os em 2000 e ainda vinculadas/os ao regime celetista possam se aposentar pelo Iperon, beneficiando várias categorias.
Outro ponto relevante levado ao Conselho Superior Previdenciário foi a aprovação de recursos necessários pelo Conselho de Administração para contratação de uma empresa para desenvolver um software previdenciário, previsto para 2025. O novo sistema busca agilizar os processos de aposentadoria e pensão, promovendo maior eficiência no atendimento às demandas das/dos servidoras/es.
Além disso, foram apresentados investimentos realizados pelo Iperon e discutidas propostas de ajuste no plano de amortização do déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), visando garantir a viabilidade do sistema previdenciário a longo prazo.
Grata pela confiança depositada pelos membros do Conselho de Administração para que chegasse ao CSP, Márcia Cristina expressa também sua gratidão ao SINTERO que tem compromisso com a defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores em educação, na certeza de que se mantém atento às decisões que impactam a categoria e contribui para uma gestão previdenciária mais justa e eficiente em Rondônia.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID