Um encontro voltado à formação continuada de formadoras e formadores sindicais foi realizado em Belém do Pará, nos dias 19, 20 e 21 de setembro. O evento teve como objetivo fortalecer o trabalho dos sindicatos, com foco na melhoria das negociações coletivas e no desenvolvimento de políticas inclusivas para a comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCDs), negros, negras e mulheres.
Representando o SINTERO, esteve presente Marileth Deniz, da Secretaria de Formação Sindical, que participou das discussões sobre as melhores práticas para garantir a inclusão e o fortalecimento da atuação sindical. Durante os três dias, as participantes e os participantes compartilharam experiências e discutiram estratégias para promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.
O encontro, além de promover capacitação técnica, também destacou o papel dos sindicatos como agentes de transformação social, com foco na representatividade nas negociações coletivas. A troca de experiências com sindicatos do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima fortaleceu a busca por negociações mais justas e inclusivas para grupos historicamente excluídos.
A iniciativa evidenciou que a inclusão e o fortalecimento dos sindicatos estão ligados à capacidade de reconhecer e atuar sobre as diversas realidades e necessidades que compõem a base de trabalhadoras e trabalhadores.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID