Atenção: Golpes usando o nome de escritório do advogado Hélio Vieira preocupa o SINTERO

Advogado Hélio Vieira e advogada Zênia Cernov alertam para crescente onda de fraudes envolvendo precatórios e alvarás em todo o país e dão dicas de prevenção

Foto: heliozenia.adv.br/Divulgação

Nos últimos tempos, tem se tornado cada vez mais comum a busca por informações relacionadas a tentativas de golpes que utilizam o nome, imagem e outros dados de escritórios de advocacia. O esquema fraudulento dos precatórios e alvarás tem feito inúmeras vítimas. Entre os afetados estão o advogado Hélio Vieira e a advogada Zênia Cernov, que atuam como advogados do SINTERO. Diante dessa situação, os profissionais trazem medidas de alerta e prevenção aos filiados e filiadas do SINTERO para ajudar e evitar com que caiam em armadilhas.

Como os golpistas agem

Os golpistas se passam por advogados(as) ou assessores(as), gravando números de celulares com fotos e nomes desses/dessas profissionais ou mesmo se identificando como membros de suas equipes. Eles enviam mensagens referentes a processos judiciais, reais ou fictícios, informando que o precatório, alvará ou mandado de levantamento já está disponível para pagamento imediato. Muitas vezes, os golpistas apresentam valores atrativos, levando a vítima a não questionar a autenticidade da comunicação, esquecendo-se de verificar se realmente está em contato com seu advogado. Em seguida, os fraudadores alegam que o acesso ao dinheiro depende apenas do pagamento de supostas "custas judiciais", induzindo a vítima a realizar transferências bancárias, PIX ou até mesmo pagar boletos falsos.

Como se proteger e não cair no golpeP

ara evitar cair nesse tipo de golpe, é essencial estar ciente de que o Poder Judiciário não cobra "custas judiciais" para o pagamento de créditos provenientes de processos. Essas custas são pagas durante o protocolo da ação, antecipadamente, caso a pessoa não seja beneficiária da Justiça gratuita. Além disso, é fundamental sempre confirmar a identidade do advogado(a), seja ligando para o número de telefone fixo previamente cadastrado, visitando o escritório pessoalmente em caso de dificuldade de contato, buscando auxílio do sindicato em casos de ações coletivas, consultando o cadastro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou até mesmo procurando informações diretamente no Poder Judiciário.

Em caso de suspeita de golpe os advogados Hélio Vieira e Zênia Cernov, alertam ser imprescindível denunciar às autoridades competentes, filiados e filiadas podem procurar o SINTERO para sanar dúvidas e pedir orientações. O telefone da Secretaria de Assuntos Jurídicos (69) 9 9996-9006 também é um canal de comunicação disponibilizado ao filiado e filiada.

• Sebastião Umbelino das Neves
    15 de Abril de 2024

Isso pode acontecer por falta de comunicação dá parte do Sintero e do próprio escritório do Dr. Hélio. Ninguém tem informações de nada, quando procuramos o Sintero para obter alguma informação, entrámos pela porta com esperança e saímos triste, porque, só ouvimos às mesmas respostas: precisam aguardar mais um pouco. E esse pouco já virou eternidade. O povo tá morrendo e não consegue respostas.