Voltar 18 de Setembro de 2018

Iperon promete atualizar salários dos aposentados da educação nos meses de outubro e novembro

O Iperon deverá atualizar os salários dos aposentados da educação nas folhas de outubro e novembro. A informação foi prestada hoje, 18/06 aos diretores do Sintero Nereu Klosinski (Secretário de Aposentados) e Dioneida Castoldi (Secretária-Geral) em reunião com a Diretora Geral de Previdência do instituto, Universa Lagos e com o presidente da Comissão Especial, Professor Sinval.

Durante a reunião, os diretores do Sintero cobraram do Iperon a atualização do salário com o enquadramento dos profissionais da educação na Lei nº 4.248, de 06 de abril de 2018, que garantiu o Piso Salarial Nacional na carreira dos professores e garantiu um reajuste para os Técnicos Educacionais, resultado da greve que durou 45 dias.

Os representantes do Sintero argumentaram que a previsão do próprio Iperon era que o enquadramento seria feito em setembro, quando pelo menos parte dos servidores teriam o salário atualizado.

No entanto, de acordo com Universa Lagos, Diretora Geral de Previdência do Iperon, esse enquadramento dependia da criação de uma comissão especial, o que somente ocorreu no início do mês de setembro, sem tempo hábil para promover o enquadramento na folha do próprio mês, pois trata-se de um trabalho que demanda tempo. Ela informou que a Comissão iniciou os trabalhos, mas a folha fechou antes da conclusão.

Logo, segundo informações da Diretoria do Iperon, parte dos trabalhadores terá o enquadramento na folha de outubro, e no mês de novembro todos  receberão o salário com o valor atualizado. Universa Lagos explicou que não há condições técnicas de se promover todo o enquadramento em um único mês.

Na reunião de hoje já ficou agendado um novo encontro, para o dia 05/10, quando o Iperon deverá apresentar os relatórios parciais do enquadramento antes do fechamento da folha, com a lista dos servidores que já vão receber o pagamento com o salário atualizado.

Ainda de acordo com a diretoria do Iperon estão incluídos nessa atualização salarial os servidores que foram transpostos e retornaram da folha da União, e alguns que ainda não haviam sido enquadrados na lei 680/2012. Eles vão receber o salário atualizado do Estado até que seja resolvido o retorno para a folha da União.

• Sema Jesus de Souza
    21 de Dezembro de 2018

Sobre o enquadramento do iperon que esperava e até o pagamento de dezembro não recebi nada será que tenho direito ou não? sou aposentada desde agosto de 2016.

• Miguel Alves do Nscimento
    23 de Setembro de 2018

Isto é muito importante para nós aposentados, pois gastamos muito com medicamentos, nesta fase da vida. Gostaria de saber como fazer o Recadastramento dos nascido neste mês? Sou de Ji Paraná, onde no momento o IPERON que funciona no Tudo Aqui está fechado devido a intervenção pelo Corpo de Bombeiro, o Tudo Aqui devido um principio de incêndio na rede elétrica.

• EDNA MARIA RODRIGUES PIANA
    20 de Setembro de 2018

PARA PRESIDENTE DO IPERON, DONA UNIVERSA EU SOU APOSENTADA E MEU SALÁRIO ESTÁ DEFASADO A MUITOS ANOS QUE NÃO TENHO NENHUMA CORREÇÃO, CONFORME MEU CONTRA CHEQUE, E AINDA NAO SAIU MEU NOME NO QUADRO PARA FEDERAL, ENQUANTO ISSO GOSTARIA QUE REVISSE O MAIS BREVE POSSÍVEL. AGRADEÇO.

• Luzia Tanaka Cremonini
    20 de Setembro de 2018

Boa tarde, Receberemos com os retroativos?

• Telma Rocha da Silva.
    19 de Setembro de 2018

Haverá retroativos para esse enquadramento?

• Maria de Lourdes Cechinel
    19 de Setembro de 2018

Gostaria que o Sintero se posicionasse em relação aos processos de aposentadoria que estão no Iperon,? Até quando pessoas com com 35, 36 etc... anos de serviço não aposentam, e ainda descontam o Iperon? Quero meu dinheiro de volta........ e outros mais.....

• Alice Franzon
    19 de Setembro de 2018

segundo informações do próprio Iperon, eles não vão pagar os retroativos, ou seja, pagam quando querem e do jeito que querem e fica por isso mesmo, e nós ? vamos arcar com essas perdas e também vai ficar por isso mesmo?

• Zilda Maria Rodrigues
    18 de Setembro de 2018

Já não era sem tempo.Que realmente seja feita a justiça com os aposentados .