Voltar 10 de Outubro de 2019

Seduc admite erro na tabela salarial da educação


A Direção do Sintero se reuniu nesta quinta-feira (10/10), com o secretário Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, e com o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu, que estavam acompanhados por técnicos da Soma (Mesa de Gestão da Casa Civil), para exigir explicações sobre a tabela salarial dos profissionais do Magistério de Rondônia, publicada no Diário Oficial no dia 07/10/, através do Decreto nº 24.323/2019 e retificada no dia 08/10/2019.

Inicialmente a secretária-Geral do Sintero, Dioneida Castoldi, fez um resumo acerca das negociações entre o sindicato e a Seduc durante todo o ano de 2019, que resultou no compromisso do Governo do Estado de implantar o Piso Salarial Nacional no mês de outubro com efeito retroativo deste ano.

Também lembrou que as negociações continuaram com as reivindicações do Sintero por aumento salarial para os técnicos educacionais no mesmo percentual dos professores, manutenção de diferença salarial entre os professores Classe C em relação ao Classe A e B, e o pagamento das progressões com retroativo.

A Direção do Sintero frisou que ao contrário do que foi anunciado na mídia pelo Governador Marcos Rocha (PSL), o Piso Salarial do Magistério não é presente do governo, mas sim, um direito garantido em Lei Federal (Lei 11.738/2008), e conquistado pelos trabalhadores em educação de Rondônia após uma greve de 45 dias e regulamentado por lei aprovada no dia 05 de setembro de 2019 pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO).

Na oportunidade, também foi destacado a grande indignação da categoria diante da confusão criada pelo Governo do Estado na divulgação da tabela salarial. Inclusive, muitos trabalhadores em educação defendem a paralisação das atividades em todo o Estado. Porém, a Direção do Sintero pretende esgotar todas as formas de negociação através do diálogo, pois entende que a greve é o último recurso da luta.

No dia 07 de outubro, mesmo sem estabelecer uma comunicação prévia com o sindicato, o Governo de Rondônia decidiu publicar a tabela salarial dos profissionais do Magistério, e em menos de 24 horas retificou a tabela, diminuindo significativamente seus valores, em total falta de respeito à luta da categoria através do Sintero. Muito embora a primeira tabela não tenha o aumento idealizado pelo sindicato, amenizava a grande defasagem salarial que a categoria vem sofrendo ao longo de muitos anos.

O Sintero como representante legal dos trabalhadores em educação, exigiu que o Governo de Rondônia admitisse o erro e ao menos buscasse uma correção que diminuísse os danos causado pela grande expectativa gerada com a primeira tabela, divulgada no dia 07/10.

Em resposta, o Chefe da Casa Civil admitiu o erro e argumentou que estão sendo tomadas as medidas cabíveis para identificar e penalizar os culpados, inclusive já foi aberta uma sindicância para isso. Argumentou ainda que devido aos cortes de repasses sofridos pelo governo, a primeira tabela não seria viável, pois teria impacto de R$ 232 milhões, ultrapassando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Disse que os recursos financeiros da Seduc para essa finalidade são aqueles condicionados às emendas disponibilizadas pelos deputados estaduais ainda em 2018, no valor de R$ 20 milhões.

De acordo com Suamy de Abreu, a Seduc desconhece a primeira tabela, uma vez que o impacto financeiro foi calculado com base na segunda tabela, publicada no dia 08/10. “Trabalhamos para pagar a atualização do Piso Salarial previsto para o ano de 2019, ou seja, 4,17% em cima do valor do Piso de 2018”, disse.

O Sintero pontuou que a segunda tabela não corrige os erros que há muito tempo vem trazendo prejuízos aos trabalhadores em educação, principalmente dos cálculos das progressões.

Uma nova reunião ficou marcada para o dia 16/10, próxima quarta-feira, quando o Sintero apresentará uma tabela correta com os valores corrigidos de acordo com o Piso Salarial de 4,17% e de acordo com a Lei 680/2012. Também apresentará tabela salarial reivindicando um percentual para os técnicos educacionais. O Sintero também reiterou o pedido para que seja encaminhado a lista dos servidores que estão sendo beneficiados com o pagamento de licença-prêmio em pecúnia.  

A Direção do Sintero deliberou que realizará assembleias simultâneas em todas as Regionais na próxima quinta-feira (17/10), para repassar as informações.

Participaram da reunião, a secretária-Geral, Dioneida Castoldi, o secretário de Finanças Manoel Rodrigues da Silva, a secretária de Assuntos Jurídicos Judith Campos, a secretária de Formação Sindical Neira Cláudia Cardoso Figueira, o secretário de Imprensa e Divulgação Sandro Luiz Ascuy de Oliveira, o secretário de Cultura, Políticas Sociais e Saúde do Trabalhador Hiata Andreson Souza Silva, o Diretor da Regional Norte, Lodeilson Fernandes da Silva, o advogado do Sintero Adércio Dias e as delegadas de base da Regional Norte, Maria Auxiliadora Aguiar e Maria Sueli Marangone. 



10 Comentários

  • Débora
    22 de Outubro de 2019

    Como saber se o nome está na lista do q irão receber a progressão?Qual site?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    05 de Dezembro de 2019

    Todos os professores ativos possuem direito.

  • Paulo Barbalho de Lima
    11 de Outubro de 2019

    Quando fiz o concurso para Professor em Rondônia, um Professor Classe C ganhava em média 7 salários mínimos em 1997, hoje estou aposentado com 3 salários mínimos e os 4 foram de ralo abaixo, isso é uma vergonha. O Professor Classe A, com Ensino Médio ganha 2557, 00 e um Professor Classe C com nível Superior ganha 2.650,00. Uma diferença aproximadamente de 100,00. Isso é revoltante para que estudar

    Sintero
    Resposta do Sintero
    18 de Outubro de 2019

    Estamos lutando para que os professores classe C tenham diferenciação salarial de 31,17% em relação ao classe A e B, conforme prevê a legislação.

  • EDNEUZA NUNES DA SILVA
    11 de Outubro de 2019

    Meu Deus!!! Até quando essas pessoas irão continuar fazendo esse tipo de absurdos com tantas mentiras que estão explícitas na resposta dada ao sindicato.

  • Érica Cristina Casagrande
    11 de Outubro de 2019

    No entanto, não teremos em outubro nem o pouco e nem o muito!!! #revoltante

    Sintero
    Resposta do Sintero
    18 de Outubro de 2019

    O pagamento da tabela retificada no dia 08/10 será feito no mês de outubro com o retroativo.

  • JULIANA CAMPITELLI
    11 de Outubro de 2019

    Bom dia, RESUMINDO qual é a tabela correta? temos ela?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    18 de Outubro de 2019

    Tabela que o Governo pagará em outubro. Link: http://www.diof.ro.gov.br/data/uploads/2019/10/diario-188.1.pdf

  • Sergio
    11 de Outubro de 2019

    Sintero cobrem da Seduc as pecúnia de quem já passou a Federal.quantos anos teremos que esperar para receber os pendentes que o estado deve aos transpodtos

  • Maria auxiliadora de o santos
    11 de Outubro de 2019

    Os servidores aposentados terão direito ao reajuste salarial

    Sintero
    Resposta do Sintero
    23 de Outubro de 2019

    Sim, terão o reajuste.

  • Marcos
    10 de Outubro de 2019

    Eu neste momento sinto que o governo vai jogar as últimas cartas pra segurar os educadores até passar as provas do Enem é depois mandar o povo se ferrar como já fizeram antes.estamos a beira do caos é todos estamos calados é aceitando todas as besteiras que o governo está fazendo Parece que estamos satisfeitos.nao é?

  • SERGIO VENANCIO GALEAZZI
    10 de Outubro de 2019

    COBREM TAMBEM O PAGAMENTO DAS VERBAS RECISORIAS PRA QUEM JA E FEDERAL.QUANTOS ANOS VAMOS TER QUE ESPERAR PRA RECEBER AS PECUNIAS E OUTROS....

    Sintero
    Resposta do Sintero
    05 de Dezembro de 2019

    O Sintero está lutando para que a situação seja resolvida o quanto antes.

  • Maria Luísa da Silva
    10 de Outubro de 2019

    Nem sei o que dizer a não ser essa palavra, quando nós trabalhadores em educação iremos de verdade ser valorizados...

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE