Voltar 27 de Março de 2024

SINTERO e CNTE defendem PNE em Audiência Pública na ALE-RO

Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (SINTERO) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) unem forças em prol do futuro educacional do estado.

Jheniffer Núbia/SINTERO

O SINTERO marcou presença na Audiência Pública convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa do estado, Marcelo Cruz, com o intuito de discutir o futuro da educação nos próximos 10 anos por meio do Plano Nacional de Educação (PNE). A audiência pública aconteceu na tarde da segunda-feira (25/03) em Porto Velho. 

Dioneida Castoldi, Presidenta do SINTERO, destacou o compromisso do sindicato em defender o documento da Conae, fruto de extensas discussões nas esferas municipal, estadual e federal. Castoldi ressaltou a importância de transformar esse plano em uma lei de longo prazo, visando uma política pública voltada para a qualidade e equidade na educação.

 

"Referendar essa construção coletiva e defende que as propostas elaboradas em conjunto pela sociedade civil organizada, sindicatos e profissionais da educação sejam incorporadas ao PNE", ressalta Dioneida Castoldi.

 

A participação da CNTE, representada por Claudir Mata, no evento, reforçou a relevância do engajamento sindical na defesa dos sete eixos do Plano Nacional de Educação, resultando em um texto base com mais de oito mil emendas. Mata enfatizou o papel da sociedade civil organizada, dos sindicatos e dos profissionais da educação na garantia de que as propostas construídas coletivamente sejam incorporadas ao PNE.

 

"Com uma representação abrangente em vários municípios, foram realizadas diversas conferências, incluindo webinários com ampla participação, visando reunir propostas desde pais até alunos. A participação maciça de mais de 150 delegados na conferência estadual e a realização da conferência nacional, em janeiro, evidenciam o compromisso com a construção coletiva de um plano que aborda temas como gestão democrática, qualidade social da educação, acesso universal, financiamento e humanização do ensino. Com mais de oito mil emendas no documento nacional, o texto base já foi elaborado e seguirá para votação no Congresso Nacional", diz Claudir Mata.

 

Além da presença do SINTERO, por meio da Presidenta Dioneida Castoldi, a audiência contou com a presença do Movimento Negro Unificado - MNU, representado pela Professora Especialista, Lionilda Simão e de diversas autoridades, entre elas a de deputados estaduais, um deputado federal, representantes do Ministério Público de Rondônia, da Defensoria Pública Estadual, da Secretaria de Educação Estadual e Municipal, além de representação da Universidade Federal de Rondônia.



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE