Voltar 20 de Setembro de 2022

Sintero participa de atividades do Centenário de Paulo Freire em Recife

Em celebração ao Centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira que faria 100 anos em 2021, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação do Brasil (CNTE), a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) e outras organizações ligadas à Educação promovem entre os dias 17 e 20 de setembro em Recife (PE), uma programação para evidenciar o legado do educador pernambucano.

O Sintero participa da atividade representando todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação de Rondônia, que diariamente se inspiram nas obras do educador e nos princípios de democracia e humanização do ensino. Além de participantes brasileiros, o evento reunirá convidados internacionais e representantes de entidades filiadas à IEAL.

A programação inclui o Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras, Plenária Popular Mundial da Educação, VI Encontro Regional do Movimento Pedagógico Latino-Americano, debates, exposições, ato político e apresentações culturais.

É importante destacar que as comemorações pelo centenário de Paulo Freire iniciaram em setembro de 2021. Mas, em razão das medidas de distanciamento social impostas pela Covid-19, foi necessário adiar o encerramento das atividades para 2022.

Participam da atividade representando o Sintero, o secretário de Organização, José Augusto Neto, a secretária de Assuntos Jurídicos, Márcia Cristina, a secretária de Gênero e Etnia, Rosa Negra e a Secretaria Executiva da CNTE e Conselheira do Conselho Fiscal do Sintero, Claudir Mata.

“Precisamos reconhecer e evidenciar o legado de Paulo Freire para a Educação brasileira, que desenvolveu um método de ensino que se constrói a partir do diálogo entre professor e estudante, desenvolvendo assim, a capacidade crítica e preparando os estudantes para sua emancipação social”, disse Dioneida Castoldi, presidenta em exercício do Sintero.