Voltar 27 de Março de 2024

Trabalhadoras e trabalhadores em educação de Porto Velho se unem em paralisação na Câmara Municipal

SINTERO lidera mobilização e deliberações são feitas após posicionamento do Prefeito Hildon Chaves de não comparecer no local.

Fotos: Jheniffer Núbia /SINTERO e Pedro Adilon/ O Observador

Profissionais em educação de Porto Velho se uniram em uma paralisação mobilizada pelo SINTERO - Regional Norte para reivindicar seus direitos. A ação aconteceu em frente à Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho nesta terça-feira (26/03). Sem uma resposta satisfatória do executivo municipal, entre as  deliberações ficou definida assembleia no dia 1⁰ de abril na Prefeitura de Porto Velho a partir das 8h.

Piso Nacional do Magistério e valorização dos técnicos e técnicas foram as principais pautas de reivindicações.

Durante a mobilização, ainda no período da manhã, as trabalhadoras e trabalhadores usaram a fala como principal arma para reivindicações dos direitos com um carro de som, disponibilizado pelo SINTERO. 

Com a ação na Casa de Leis do município, vereadores e vereadoras também participaram da mobilização, confirmando apoio à luta da categoria. Veja aqui documento com a assinatura dos 15 parlamentares que estavam presentes.

Após reuniões entre a Diretoria Executiva, que teve a frente a Presidenta Dioneida Castoldi do SINTERO e parlamentares para alinhar e explanar as pautas de lutas, o presidente da Casa, Márcio Pacele (PSB),  afirmou uma tentativa de articulação para ter a presença do Prefeito Hildon Chaves no local.

Antes do início da 14⁰ Sessão Ordinária da 55⁰ Sessão Legislativa da 13⁰ Legislatura, no Plenário, novamente a Presidenta Dioneida Castoldi, junto com a Diretoria Executiva, voltaram a conversar com Márcio Pacele (PSB) - presidente da Casa - que informou a resposta do chefe do Executivo. Ele disse que o prefeito não estaria presente, isso porque não há nenhum cálculo definido ao que se refere o Piso Nacional do Magistério.

Diante disso, foi aberta uma assembleia com a categoria, onde foi deliberado os seguintes encaminhamentos:

  • Uso midiático - tv, site, vídeos - para mobilização da categoria;
  • Assembleia no dia primeiro de abril na Prefeitura de Porto Velho a partir das 8h.

“Vamos seguir na luta para ter resultados satisfatórios a categoria. O que não podemos fazer é parar de lutar”, disse Dioneida Castoldi, Presidenta do SINTERO.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID



1 Comentários

  • AZAMOR CARNEIRO DE MELO
    29 de Março de 2024

    Esse Prefeito..nao tem nenhum compromisso. Com a cidade ..muito menos com a Educaçao. Ao longo desses 8 anos o sistema educacional vem sofrendo um total descaso ..nao paga o piso..e pra que serve Esses vereadores..nada fazem...so servem aos ontetesses proprios...esta na. Hora do pivo de porto velho acordar.....e parar de eleger esse tipo de aventureiro que ninguem sabe de onde veio..mas se elegeu

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE