Voltar 26 de Dezembro de 2020

VITÓRIA DA MOBILIZAÇÃO: Regulamentação do FUNDEB é sancionada sem vetos


A mobilização dos trabalhadores em educação através das campanhas realizadas pelo Sintero e pela CNTE fez toda a diferença para que as verbas da educação fossem preservadas na lei que regulamenta o FUNDEB a partir de 2021.

A Lei nº 14.113, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal e revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, foi sancionada pelo Palácio do Planalto sem vetos e publicada no Diário Oficial da União do dia 25/12/2020.

Ao passar pela Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei recebeu inúmeras emendas que fatiavam as verbas da educação com previsão de repasses a instituições privadas e permitiam até pagamento à terceirizadas, o que causaria graves prejuízos ao ensino público e aos trabalhadores em educação.

O Sintero denunciou que alguns deputados federais de Rondônia votaram pela aprovação dessas emendas consideradas prejudiciais.

Como resultado da mobilização promovida pelo Sintero e pelos demais sindicatos filiados à CNTE, gerando uma grande pressão dos trabalhadores em educação no âmbito nacional, o Senado derrubou as emendas e aprovou o texto original. Ainda como efeito da mobilização, no retorno do Projeto de Lei, a Câmara dos Deputados confirmou a aprovação do texto original, que neste feriado de Natal foi sancionado.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão parabenizou os trabalhadores em educação que atenderam à convocação do sindicato e participaram dessa mobilização. “Em situações assim, de risco para o ensino público gratuito, fica mais visível a importância da atuação dos sindicatos de trabalhadores”, destacou a sindicalista.

Segundo ela, ao defender os recursos públicos para o ensino público, os trabalhadores em educação defenderam o direito da população de acesso às escolas. “O ensino público já é carente de verbas. Através das emendas alguns deputados federais tentaram tirar ainda mais recursos da educação. Para impedir essas atrocidades pedimos a união da categoria e da sociedade. A sanção da lei é uma importante vitória dessa união”, disse Lionilda Simão.

“Agradecemos aos trabalhadores em educação pela confiança e pela participação na campanha pelo FUNDEB. Mas também agradecemos a todas as lideranças que se envolveram nessa mobilização. O melhor resultado é a vitória obtida”, finalizou a presidente do Sintero.

VEJA A LEI Nº 14.113, QUE REGULAMENTA O NOVO FUNDEB:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.113-de-25-de-dezembro-de-2020-296390151

 


4 Comentários

  • Ivã
    22 de Janeiro de 2021

    E mesmo assim ficamos sem reajuste neste ano! Frustrante

  • Delmira Verissimo
    28 de Dezembro de 2020

    Isso é muito bom. Parabéns.

  • José Antonio de Souza da Rocha
    26 de Dezembro de 2020

    A luta não pode parar, um país que não tem a educação como prioridade não evolui

  • Ivanilda Martins
    26 de Dezembro de 2020

    parabens aos lideres sindicais sem voces nada poderiamos fazer. mais esta vitoria entre tantas que ja tivemos.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE