Voltar 19 de Fevereiro de 2024

Lutas e conquistas marcam o 1⁰ Sistema Diretivo de 2024 do SINTERO

Dirigentes Sindicais das 11 Regionais estiveram presentes no encontro que aconteceu na Sede Social em Porto Velho.

Fotos: SINTERO/ SID/Jheniffer Núbia

A  Reunião do Sistema Diretivo do SINTERO que aconteceu nos dias 15 e 16/02 no auditório da Sede Social do SINTERO contou com a participação das/dos dirigentes das 11 Regionais do SINTERO. A reunião também teve a presença de Elzilene Nascimento, Presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Rondônia e do advogado Hélio Vieira. Durante o primeiro encontro do ano, além dos informes gerais da Diretoria Executiva, questionamentos foram pontuados e os encaminhamentos realizados.

Veja, ao final desta reportagem, a galeria de fotos da 1º Reunião do Sistema Diretivo do SINTERO de 2024.

Após a apresentação iniciada, a Presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, convidou Elzilene Nascimento,  Presidenta da CUT, para uma saudação. Elzilene elencou a importância na constância da luta da classe trabalhadora.

Em seguida, Dioneida orientou como seguiria a dinâmica do Sistema Diretivo, sendo em forma de apresentação por parte das/dos dirigentes das 15 secretarias executivas, que momento a momento comporia a mesa para depois abrir o espaço ao debate sindical.

No primeiro momento a mesa jurídica composta pela assessoria e Secretaria de Assuntos Jurídicos contou com a presença do advogado Hélio Vieira. Ele apontou como vitorioso, o pagamento dos Precatórios das Professoras e Professores e também trouxe esclarecimentos das demais lutas que estão em ação, tais como: transposição, professor leigo, Pis/Pasep - antigo, Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério (municipal e estadual).

Leia também:

Temas como a valorização das/dos profissionais em educação, a importância da participação nas conferências e fóruns de educação, Profuncionário, Projeto de Lei 2.531/21, que trata sobre piso salarial nacional para as/os profissionais que trabalham nos setores técnico e administrativo das escolas da educação básica, bem como a luta por valorização das categorias municipais que o SINTERO representa, foram pontuados durante o sistema na mesa educacional, composta pelas Secretaria de Assuntos Educacionais, Funcionárias/os e Assuntos Municipais.

As lutas e desafios enfrentados pelas Secretarias do SINTERO também foram explanados durante a reunião do Sistema Diretivo. Entre as lutas mencionadas estão: Novo Ensino Médio, Militarização das Escolas e Projeto de Ensino Integral.

Ao que se refere a mesa financeira que compreendeu a Secretaria Financeira e o Conselho Fiscal. A apresentação das receitas e despesas por parte da Secretaria mostrou, em detalhes, as aplicações de recursos, as receitas e investimentos, tais como os encargos, repasses, manutenção das Sedes Administrativas, Sociais e das Regionais, prestação de serviços entre outros.

Outra mesa composta pela Secretaria de Assuntos Previdenciários durante o Sistema Diretivo destacou a previdência (situação das aposentadorias) e a preparação daquelas/daqueles que vão se aposentar. Como também a legislação da previdência atual.

A mesa de filiações e estrutura, composta pelas Secretarias de Política Sindical, Organização e Federais realizou o debate destacando a importância da participação e filiação da categoria.

O Sistema Diretivo foi finalizado com a mesa de formação e demandas de lutas, com a participação das Secretarias de Imprensa e Divulgação - SID, Formação e Secretaria de Gênero e Etnias. Entre os temas pontuados, o destaque foi para a extrema importância de uma linguagem inclusiva e a comunicação eficiente, célere e assertiva junto às trabalhadoras e trabalhadores em educação.

O encontro foi visto como positivo pela Presidenta Dioneida Castoldi.
“Uma reunião que ocorre em dois dias e inicia às 8h e segue até às 21h com a atenção de todos, todas e todes que estavam no auditório, demonstra o envolvimento e comprometimento da direção sindical em fazer a política e luta sindical da nossa categoria. Isso é motivo para comemorar. Vamos seguir empenhadas/os nas lutas e em busca do cumprimento dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores em educação”, finalizou a Presidenta.

NO DRIVE: CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Na sexta-feira (16), às 8h30min, foi aberta, após segunda chamada, a Assembleia Geral Extraordinária. Após votação foi definido por unanimidade e por chapa única, os representantes que irão compor o Conselho Nacional de Entidades (CNE), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Ficou da seguinte forma:

Titulares
Dioneida Castoldi
Manoel Rodrigues da Silva
Fernando de Freitas Azevedo
Metilde Alves Pena

Suplentes
Lívia Maria Oliveira chaves
Marilete soares deniz
Otoniel Braz Odorico
Cleusa Ferreira Mendes

REGIONAIS NO SISTEMA DIRETIVO

Em continuidade, o segundo dia do primeiro encontro do Sistema Diretivo de 2024, ficou marcado pela participação das/dos dirigentes das 11 Regionais do SINTERO. A dinâmica teve o formato de apresentação das lutas e desafios enfrentados por cada uma das Regionais.

A busca ativa e apresentação dos benefícios de se filiar ao SINTERO foi uma das principais pautas destacadas pelas/pelos dirigentes das Regionais, assim como também foi elencada a preocupação em oferecer força e apoio às lutas sindicais que resultam no cumprimento dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores em educação nas três esferas - municipal, estadual e federal.

Vídeo mostra a recepção das Diretoras e Diretores para a 1° Reunião do Sistema Diretivo de 2024.

Fonte: Secretária de Divulgação e Imprensa - SID/SINTERO