SINTERO e SEDUC: Reivindicações e tentativas de negociações

Veja linha do tempo de acordo com as datas de oficios encaminhado pelo SINTERO e SEDUC.

Foto: SINTERO

O SINTERO por meio da Secretaria de Imprensa e Divulgação, construiu uma Linha do Tempo mediante aos encaminhamentos e recebimentos de ofícios entre a Secretaria Geral e Presidência do sindicato com Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC). Veja, abaixo:

19 de fevereiro de 2024

SINTERO encaminha ofício à SEDUC solicitando urgência uma audiência para tratar da pauta de valorização profissional.

28 de fevereiro de 2024

SEDUC responde que receberá o SINTERO em 13 de março de 2024.

14 de março de 2024

SINTERO encaminha novo documento destacando a urgência de uma audiência antes de 28 de março de 2024, quando acontece a assembleia com trabalhadores e educação.

15 de março de 2024

SEDUC diz que receberá o SINTERO no gabinete em 15 de abril de 2024.

20 de março de 2024

SINTERO solicita, novamente, uma audiência com a secretária da SEDUC, pontuando que o encontro tem como finalidade deliberações para definir junto à categoria, uma vez que a Assembleia Geral Extraordinária dos Trabalhadores em Educação já estava marcada para 28 de março de 2024.

12 de abril de 2024

SINTERO encaminha ofício e relata que pela falta de acordo por parte da SEDUC, foi marcada uma Assembleia Geral Extraordinária dos Trabalhadores em Educação para o dia 16 de abril de 2024. No documento foi relatado sobre deliberação para greve junto à categoria.

15 de abril de 2024

Durante a reunião, a SEDUC apresentou a proposta de reajuste, com valor mínimo de R$ 920 para docentes em sala de aula e mínimo de R$ 426 para gratificação de unidade escolar. A SEDUC ressalta a necessidade de concluir estudos para verificar a possibilidade de reajuste acima desses valores, que precisam ser aprovados pelo governo e Assembleia Legislativa.

17 de abril de 2024

SINTERO encaminha ofício com o resultado da deliberação junto à categoria, que não aceitou a proposta da SEDUC, e delibera por greve a partir de 72 horas deste comunicado, caso a SEDUC não aceitasse a contraproposta construída junto à categoria, onde  valor mínimo de R$ 1.200 para docentes em sala de aula e mínimo de R$ 500 para gratificação de unidade escolar.

19 de abril de 2024

SEDUC responde aceitando a contraproposta do SINTERO, construída junto à categoria.

22 de abril de 2024

Em resposta à SEDUC, após a secretaria aceitar a contraproposta apresentada pelo SINTERO, o sindicato oficializa a *suspensão do movimento paredista*. SINTERO informa que continuará mobilizado, tendo em vista a data de 30 de junho como limite máximo para aprovação da Lei.

8 de maio de 2024

SINTERO pede resposta da SEDUC para informar a data de implantação da contraproposta já aceita. No documento, SINTERO expõe que continuará mobilizado e solicita uma audiência com a secretária Ana Pacini.

4 de junho de 2024

SINTERO insiste e envia novo ofício solicitando informações quanto à confirmação da implantação das gratificações para junho de 2024. No documento, solicita, novamente,  audiência com a secretária Ana Pacini.

12 de junho de 2024

Após insistência do SINTERO, a SEDUC encaminha ofício em resposta ao documento enviado que foi enviado em 4 de junho, e informa que está nos ajustes finais dos estudos e que em breve será enviado ofício com data e horário para a reunião de apresentação.

25 de junho de 2024

SINTERO encaminha novo ofício requerendo *resposta imediata* sobre a aprovação com efeito financeiro previsto para junho, referente à contraproposta já aceita pela SEDUC.

26 de junho de 2024

SEDUC responde ao SINTERO com o mesmo ofício que foi enviado em 12 de junho, informando que a equipe está nos ajustes finais dos estudos e que será enviado ofício com data e horário para a reunião de apresentação. (Veja, abaixo, a captura da tela onde mostra da data do recebimento do email de resposta da SEDUC, com o mesmo ofício).

Convocação para Assembleia Extraordinária

Na terça-feira (25), a Presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, juntamente com a Diretoria Executiva, estiveram em mobilização e, articularam uma reunião com representantes da SEDUC, no Centro Político-Administrativo em Porto Velho. A responsável pela pasta, Ana Pacini, não estava.

Os representante não apresentaram nenhuma resposta positiva ao que tange a aplicação da contraproposta, já aceita, no contracheque do servidor/a. Diante da incógnita, a Diretoria Executiva se deslocou, no período da tarde, para eventos onde a presença a secretária de Educação estava confirmada para cumprir agenda - Palácio das Artes e um hotel localizado na Avenida JorgeTeixeira -, Porém, não houve êxito na busca.

Com a reunião do sistema diretivo agendado, após a manifestaçãos dos Diretores e Diretoras das 11 Regionais do SINTERO, foi deliberaram por uma assembleia extraordinária em todo o estado para essa quarta-feira (26) às 15h, para tratar a situação junto à categoria.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID