Em celebração ao Centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira que faria 100 anos em 2021, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação do Brasil (CNTE), a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) e outras organizações ligadas à Educação promovem entre os dias 17 e 20 de setembro em Recife (PE), uma programação para evidenciar o legado do educador pernambucano.
O Sintero participa da atividade representando todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação de Rondônia, que diariamente se inspiram nas obras do educador e nos princípios de democracia e humanização do ensino. Além de participantes brasileiros, o evento reunirá convidados internacionais e representantes de entidades filiadas à IEAL.
A programação inclui o Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras, Plenária Popular Mundial da Educação, VI Encontro Regional do Movimento Pedagógico Latino-Americano, debates, exposições, ato político e apresentações culturais.
É importante destacar que as comemorações pelo centenário de Paulo Freire iniciaram em setembro de 2021. Mas, em razão das medidas de distanciamento social impostas pela Covid-19, foi necessário adiar o encerramento das atividades para 2022.
Participam da atividade representando o Sintero, o secretário de Organização, José Augusto Neto, a secretária de Assuntos Jurídicos, Márcia Cristina, a secretária de Gênero e Etnia, Rosa Negra e a Secretaria Executiva da CNTE e Conselheira do Conselho Fiscal do Sintero, Claudir Mata.
“Precisamos reconhecer e evidenciar o legado de Paulo Freire para a Educação brasileira, que desenvolveu um método de ensino que se constrói a partir do diálogo entre professor e estudante, desenvolvendo assim, a capacidade crítica e preparando os estudantes para sua emancipação social”, disse Dioneida Castoldi, presidenta em exercício do Sintero.