Piso, auxílio e valorização das/dos técnicas/técnicos educacionais entre outras foram as pautas de reivindicações feitas pelo SINTERO junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, durante uma reunião - sem agendamento - na manhã desta quarta-feira (21). A Secretária Municipal de Educação, Gláucia Negreiros, atendeu a Diretoria Executiva do sindicato, representada pela Presidenta Dioneida Castoldi, Secretarias Executivas e a Regional Norte.
A mobilização e articulação do SINTERO para que a reunião acontecesse teve o propósito principal de apresentar as pautas de reivindicação e de interesse da classe em Porto Velho.
Entre os temas abordados durante o encontro estão:
Mesmo diante do não agendamento, o SINTERO foi recebido cordialmente pela secretária Gláucia Negreiros. Durante a reunião e após elencar as lutas - pautas essas que são de conhecimento da Semed, uma vez que, o SINTERO já as apresentou em outras reuniões - a secretária informou que estaria se reunindo com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretaria Municipal de Fazenda para posteriormente, trazer respostas/posicionamento sobre as questões apresentadas pelo SINTERO.
Durante a reunião, foi pontuado que é esperado pela Semed a entrega dos Impactos, que nortearão futuras decisões por parte da Prefeitura ao que se refere a pasta da educação em Porto Velho. Inclusive, o compromisso firmado durante o encontro está sobre o que é a implantação do percentual do Piso Nacional do Magistério - 2024 (3,64%), que deve ser aplicado sobre a carreira e não como complemento.
O SINTERO e Semed, durante o encontro, reafirmaram o compromisso de agenda, isso para que tenha uma reunião entre a secretaria e o sindicato em cada última quinta-feira de cada mês de 2024.
Nessas reuniões devem ser discutidas as seguintes pautas:
"O SINTERO segue focado em cada luta da nossa classe trabalhadora. Temos que estar em constante movimentação para podermos conquistar aquilo que é nosso por direito. Professoras/professores, técnicas/técnicos, auxiliares, todas e todos são essenciais para fazer uma educação democrática e por isso, seguimos na luta", disse Dioneida Castoldi, Presidenta do SINTERO.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID