Voltar 26 de Janeiro de 2024

Pautas Urgentes: valorização e correção de prejuízo são algumas demandas apresentadas pelo SINTERO à Semed em Porto Velho durante reunião

Reunião aconteceu na manhã dessa sexta-feira (26/01)

foto: SINTERO/Regional Norte

O SINTERO - Regional Norte, se reuniu na manhã desta sexta-feira (26/01) com a secretária de educação do município de Porto Velho (Semed), Gláucia Negreiros, para tratar de algumas demandas e, dentre elas a valorização das trabalhadoras e trabalhadores em educação do município de Porto Velho.

A Diretoria Executiva do SINTERO, representada pela presidenta Dioneida Castoldi e a Regional Norte apresentaram alguns pontos que necessitam de maiores cuidados por parte do município em relação a categoria. Entre os assuntos em destaque, foi apresentado a questão do: 

  • Piso salarial profissional nacional do magistério 

 “A secretária Gláucia Negreiros disse que nas próximas horas terá o impacto e trabalhará pela busca da implantação e a correção de prejuízo, que houve no ano passado. Isso junto com prefeito Hildon Chaves e as secretarias responsáveis. O que, com eles, ela também pontuará para que o piso seja na carreira e que também seja corrigida toda a distorção que existia”, explica a presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi.

Outro ponto elencado pelo SINTERO durante a reunião foi em relação aos técnico e sobre a pauta de reposição da inflação, no que a secretária garantiu que já está sendo tratado. Além da reposição da inflação, o SINTERO reiterou a necessidade de haver uma valorização - ganho real, para as/os trabalhadoras/trabalhadores em educação

Foi afirmado durante o encontro, o compromisso do sindicato com a classe e a continuação no acompanhamento dessas pautas para as próximas semanas. Assim como as demandas relacionadas tais como: 

  • Pagamento de resíduos de horas extras;
  • Reposição de faltas descontadas dos técnicos- mobilização de 2023;
  • Reformulação da Lei Complementar nº 360 - Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que já tem uma comissão e que será estabelecida uma agenda de reuniões nas próximas semanas.

UNIDOS PELO PROFUNCIONÁRIO

Durante o encontro, outro assunto abordado pelo SINTERO, foi a formação para os técnicos. O sindicato pediu para que a Semed buscasse junto ao Governo, um incentivo para que as servidoras e servidores  respondesse ao formulário da retomada do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), inciativa do Governo Federal junto ao Ministério da Educação (MEC).

Clique aqui e responda a pesquisa do Profuncionário.


PLANO DE GOVERNO: IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS INTEGRAIS

SINTERO destacou, durante o encontro, sobre a necessidade de um Plano de Governo para Implantação de Escolas Integrais. 
O que foi pontuado pela secretária de educação de Porto Velho, Gláucia Negreiros, que referente a essa pauta é de que, já existe estudos que tem como objetivo a implantação desse formato de ensino em oito escolas. Sobre o prazo para implantação desse processo, a secretária informou que ainda em 2024 dará início. 

Ao final da reunião, a Presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, elencou a importância do encontro, bem como, destacou que a implantação do ponto eletrônico será tratada como pauta específica. E reafirmou o compromisso do sindicato com a categoria municipal.  

“A reunião com a secretária Gláucia Negreiros foi positiva e buscaremos estar acompanhando para que as políticas educacionais e a valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores sejam efetivadas e assim que tivermos alguma proposta, encaminharemos essas demandas junto com a categoria", pontou Dioneida.

LEIA TAMBÉM:
SINTERO apresenta as dificuldades enfrentadas pelas/pelos profissionais do PEI em reunião com MPRO e Seduc
PRECATÓRIO DOS PROFESSORES: SINTERO oficializa pedido de urgência para ter audiência

TRANSPOSIÇÃO: Ata nº 3 de 2024 é publicada pela CEEXT


1 Comentários

  • Fernanda Barreto de Paula
    28 de Janeiro de 2024

    Quero vê qd vai lutar pelo aumento do auxílio saúde e alimentação.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE