Novas negociações em vista: SINTERO suspende paralisação após SEDUC aceitar contraproposta mínima

Assembleias aconteceram em todo o estado de forma simultânea.

Foto: Jacson Pessoa/SINTERO

Diante da resposta positiva da Secretaria da Educação do Estado de Rondônia (SEDUC) após apresentação de contraproposta do SINTERO, que foi deliberada com a categoria, houve a convocação para uma nova assembleia estadual nesta segunda-feira (22).

As assembleias, que aconteceram de forma simultânea na Sede Administrativa e em todas as 11 Regionais, tiveram início por volta das 9h, nesta segunda-feira. Na capital, a Presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, foi quem iniciou a fala. Ela relembrou a pauta que foi abordada na última terça-feira (16) durante assembleia após o recebimento da proposta feita pela SEDUC. Proposta essa que não foi aceita pela categoria.

Na ocasião, junto com a categoria, foi construída uma contraproposta mínima e feita a deliberação que descrevia que, caso a SEDUC não a aceitasse, a categoria iniciaria a paralisação das atividades. A contraproposta construída junto com a categoria e o informe, de maneira legal, para greve, foi apresentada à SEDUC pelo SINTERO.

Na assembleia desta segunda-feira (22), a Presidenta informou que a SEDUC aceitou a contraproposta mínima do SINTERO, na última sexta-feira(19). Devido a isso, a paralisação foi suspensa. Inicia-se agora, novas negociações entre o sindicato e a SEDUC, mas já tendo o mínimo estabelecido para conversar.

Durante a assembleia, a categoria teve um momento para as manifestações, onde a maioria se mostrou satisfeita pela resposta que define o mínimo para o início das negociações, sendo a oportunidade de consolidar uma carreira com valorização para os profissionais em educação.

Veja Contraproposta mínima

A contraproposta mínima direciona para que inicie as negociações com o aumento na gratificação de docência no valor de  R$1.200 e na gratificação de unidade escolar para R$500, com efeito financeiro a partir de junho de 2024, além de outras propostas concretas para o atendimento do plano de valorização da categoria, que são lutas do SINTERO.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID

• ANA MARIA SCHINWELSKI
    23 de Abril de 2024

Estamos juntos e misturados parabéns aos representante do NOSSO SINDICATO

• Liomar oliveira dos Santos
    23 de Abril de 2024

Cadê os auxílios, alimentação, transporte, saúde equiparação já....

• PEREIRA DOS SANTOS
    22 de Abril de 2024

Avançamos! Mas infelizmente, o auxilio alimentação, o auxílio transporte e o auxílio saúde esqueceram, vale lembrar que os aposentados não recebem auxílios, para valer tem que esta incorporado no salário base, agora me diz qual foi avanço?

• PAULO GUEDES DA SILVA
    22 de Abril de 2024

Conclusão, ganhamos somente 280 reais na gratificação, já que devemos levar em consideração a perda de 301 reais no auxílio transporte. a categoria tem que começar agora a preparar a luta pelo auxílio alimentação.

• valdenir correia josé
    22 de Abril de 2024

O engraçado, é: havia um empasse de algumas gratificações que precisariam ser corrigidas, prinvipalmente o da alimentação , o vale trandporte ea gratificação escolar, ai o governo diz que vai melhorar 1 delas e o sindicato ja abriu as pernas????, que bonito sintero, que coisa feia, unir a categoria para um simples melzinho na boca, "QUE VERGONHA", esse sindicato nao me representa., nao tem pulso

• Cleonice v souza
    22 de Abril de 2024

Só se for ai em pvh porque aqui em jaru ninguém ficou satisfeito. Penso que se precisar de greve aqui vai ser difícil conseguir a confiança de todos nós. (Indignação total)

• Carla
    22 de Abril de 2024

Como.ficam os funcionários que estão readaptado, em CRES, direção e vice-direcao

• Luz goreti
    22 de Abril de 2024

Gostaria de saber , dentro dessa negociação, o que os aposentados são beneficiados?

• JEFFERSON DIAS JORGE
    22 de Abril de 2024

Migalhas novamente! Quanto ao auxilio alimentação, nada né ?????

• Vera Lúcia Soares de morais
    22 de Abril de 2024

Gostaria de saber da. Nossa pimenta. O tem de bom nesta proposta aceita pelo sintero .Para nós os readaptado

• Paulo Barbalho de Lima
    22 de Abril de 2024

O Sindicato devia lutar pelo Plano de Cargos e Salários que está há 12 anos . Feito no Governo de Confúcio Moura.