Voltar 15 de Abril de 2024

De Assembleias a reuniões com o Governo: Veja a jornada até o momento traçada pelo SINTERO

Linha do Tempo pontua a luta do sindicato pelos direitos dos trabalhadores (as) em educação em Rondônia

Foto: Jheniffer Núbia/SINTERO

O SINTERO tem sido um protagonista incansável na defesa dos direitos das/dos profissionais da educação no estado de Rondônia. Desde dezembro de 2023, diversas etapas de mobilização foram travadas em busca de valorização e reconhecimento da categoria.
A saga começou com a realização da última Assembleia Estadual do ano, onde o sindicato discutiu questões prementes, como a redução do auxílio transporte e deliberou com a categoria, a aprovação do plano de valorização dos/das profissionais em educação para o triênio 2024-2026.
Em janeiro de 2024, com a definição do Piso Salarial Profissional Nacional, o SINTERO reafirmou seu compromisso de lutar pelo repasse do reajuste aos trabalhadoras/trabalhadores e continuou a luta.
O mês de fevereiro começou com a intensificação dos trabalhos do SINTERO durante a reunião do Sistema Diretivo, onde dirigentes das 11 Regionais, representantes da CUT e especialistas debateram temas fundamentais. Entre eles, a valorização dos/das profissionais da educação, desafios enfrentados e lutas das categorias municipais.
Março marcou um ponto alto na batalha neste período, com a realização da Assembleia Geral Extraordinária com paralisação. Cerca de 3 mil profissionais se uniram, só na capital, para discutir pautas essenciais, como o Piso Nacional do Magistério e a retirada de benefícios. Diante da falta de resposta do governo, uma nova Assembleia foi pré-agendada.
O mês de março também foi marcado por reviravoltas, com reuniões agendadas e canceladas pela Casa Civil. Após embates intensos, o SINTERO mantem sua posição firme, convocando uma nova reunião do Sistema Diretivo e uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir o futuro da mobilização, incluindo a possibilidade de greve.
A saga continua em abril, com o sindicato mantendo-se firme em sua missão de lutar pelos direitos dos/das trabalhadores e trabalhadoras em educação. Enquanto a batalha pelo reconhecimento e valorização prossegue, o SINTERO reforça sua bandeira de lutas e determinação em busca de um futuro melhor para todos e todas profissionais da educação em Rondônia.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divilgação - SID


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE